“Exposição de 23 fotografias onde a imagem da mulher e a paixão constituem como temática central revelando-se no poder da luz e da sombra.” foi desta forma que a curadora Vanda Nascimento, professora coordenadora da Escola Superior de Dança, descreveu a mostra fotográfica “Sombras numa tarde de Verão” da autoria de Nuno Matos, licenciado pela Escola Superior de Cinema.
Trata-se de uma “grande exposição que muda o conceito da forma como se expõe, como se ilumina” disse o pró presidente do IPL para as Artes, Paulo Morais Alexandre, no dia da inauguração, 8 de julho, considerando que a mostra alia a técnica perfeita e a grande sensibilidade artística de Nuno Matos.
“Sombras numa tarde de Verão” é a 10.º exposição que o Espaço Artes acolhe desde 2019, altura em que abriu portas, “trata-se de um marco para o Politécnico de Lisboa ter a sala de exposições permanentemente aberta à comunidade”, considera o presidente da instituição, Elmano Margato.
Detentor de uma obra heterogénea nas escolhas temáticas, explorando diversas técnicas e estilos, Nuno Matos, apaixonado pela fotografia ao longo de toda a vida, é um entusiasta da estética e da tecnologia da imagem.
Com o trabalho exposto o artista pretende transportar o visitante para uma “zona de intimismo e de tempo de observação prolongada” disse no discurso da inauguração, procurando “trazer o observador para um espaço interior a si próprio onde o cérebro constrói quase tudo num esforço que o obriga para ver a ancorar-se em memórias e experiências”.
Acompanhada com músicas de Chopin, Lopes Graça e Messiaen, interpretadas por Miguel Henriques, diretor da Escola Superior de Música de Lisboa, a exposição “Sombras numa tarde de Verão” vai estar aberta ao público até 10 de setembro, de segunda a sexta, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 19h00, na Estrada de Benfica n.º 529. O autor convida todos “com o vossos tempos a saborear o espaço, a música e as imagens.”
Flickr photos from the Exposição fotográfica "Sombras numa tarde de Verão" de Nuno Matos no Espaço Artes do IPL album.
Ver no flickr
Texto de VG/GCI-IPL
Fotos de Bárbara Rolo/estagiária GCI-IPL