O Politécnico de Lisboa (IPL), a Universidade de Lisboa (ULisboa) e a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL) associaram-se para, em conjunto, criar o Centro de Excelência de Inovação Pedagógica de Lisboa - Inov@U.
O Inov@U tem como objetivo central a promoção da inovação e modernização pedagógica no ensino superior, refletindo e explorando a sinergia e os valores comuns às instituições do consórcio. Simultaneamente, pretende-se, ainda, assegurar a criação de estruturas e mecanismos institucionais, que enquadrem a formação pedagógica de docentes e promovam a inovação.
O Centro de Excelência de Inovação Pedagógica de Lisboa foi criado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, ao abrigo da submedida “Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior – Criação de centros de excelência de inovação pedagógica” do Investimento Impulso Mais Digital. Os objetivos desta submedida são a “promoção da inovação pedagógica, com forte componente digital, privilegiando as áreas não-tecnológicas” e a “consolidação de dinâmicas institucionais de modernização pedagógica no ensino superior através duma abordagem sistémica que privilegie práticas inovadoras com eficácia na promoção de ensino de qualidade”.
O INOV@U tem quatro eixos de intervenção:
- Ações de disseminação da inovação pedagógica: Criação de uma página web institucional, organização das Jornadas anuais do Inov@U, lançamento de um Observatório de Boas Práticas, publicação trimestral de uma newsletter e criação de um podcast dedicado à pedagogia.
- Atividades relacionadas com o desenvolvimento profissional de docentes: Formação para docentes em início de carreira, ciclos regulares de formação pedagógica, criação de comunidades de prática, programa de observação entre pares e partilha de recursos pedagógicos entre as instituições do consórcio.
- Iniciativas para promoção de envolvimento dos docentes: Incentivos como prémios de inovação, financiamento de projetos pedagógicos, bolsas para formação contínua, apoio para sabáticas no estrangeiro e discussão sobre a avaliação da componente pedagógica.
- Iniciativas para promoção da internacionalização: Promoção de atividades com alianças e redes europeias, participação em associações de inovação pedagógica, integração em projetos internacionais e apoio à participação em eventos de partilha de práticas pedagógicas.
Considerando o seu conhecimento e experiência na área da pedagogia, a Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) do IPL, tem assumido desde a fase da preparação da submissão da proposta um papel relevante no INOV@U.
Saiba mais sobre o INOV@U
![Plano de Recuperação e Resiliência, República Portuguesa e Financiado pela União Europeia](/sites/default/files/styles/noticia_page_sem_crop_/public/2022-02/barra_prr-01_1.png?itok=f1_qrT6G)