Em 2014, o Politécnico de Lisboa (IPL), em colaboração com a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), abraçou o desenvolvimento de um projeto inovador no país, a criação de um Serviço de Saúde Ocupacional, como um contributo para a promoção da Saúde dos seus trabalhadores.
O Serviço de Saúde Ocupacional do IPL (SSO-IPL), enquadra-se na sua missão institucional e tem como objetivo major a implementação de uma cultura de segurança do trabalho, a sensibilização para a importância da gestão dos riscos associados à função, bem como a saúde e bem-estar ao longo da vida laboral.
Dotado de uma Equipa Multidisciplinar de profissionais de saúde qualificados e habilitados para o exercício de cada uma das áreas da especialidade, o SSO-IPL garante, com a exigência que é inerente a esta prestação, a máxima qualidade. Nesse sentido, integram a equipa: Médicos do Trabalho, Enfermeiros do Trabalho, Técnicos Superiores de Segurança no Trabalho; Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica das áreas de Análises Clínicas e Saúde Pública; Fisiologia Clínica; Ortóptica, Psicólogos, Técnico Superior para a Gestão Administrativa.
Ao longo dos últimos 10 anos, o SSO-IPL tem vindo a apostar num crescimento sustentável, tendo procurado colocar-se ao serviço de outras instituições públicas, alargando o seu know-how a entidades externas, acompanhando, atualmente, mais de 900 trabalhadores.
Neste contexto, o SSO-IPL assegurou ou assegura a saúde ocupacional para entidades como: o Laboratório Nacional de Engenharia Civil; a Direção-Geral da Saúde; o Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto; o Instituto de Gestão Financeira do Ministério da Educação; a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência; a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional; a Escola Nacional de Saúde Pública e a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa.
Partilhamos alguns números sobre o SSO-IPL:
- + de 14.000 consultas médicas e de enfermagem
- + de 21.000 de exames de diagnóstico (análises clínicas, ECG, avaliação visual, função respiratória e audiologia)
- + de 5000 postos de trabalho avaliados
- + de centenas de prescrições de medicamentos
- + de 1800 consultas de psicologia
- + de 30 cursos no âmbito da Saúde Ocupacional
- + 150 exames de medicina desportiva
Complementarmente às competências mais tradicionais associadas ao desempenho da Saúde e Segurança do trabalho, o SSO-IPL apresenta uma capacidade de atuação em situações de risco e emergência de Saúde Pública, como foi exemplo a pandemia de SARS-COV-2, e tem assegurado ou colaborado noutras atividades, tendo em vista a promoção de saúde e bem-estar da comunidade académica, dos quais se destacam:
- O Programa de Desfibrilhação Automática Externa (PDAE) licenciado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), disponibilizando à sua Comunidade Académica, Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) e dispondo de 92 Operacionais capacitados para utilizarem estes equipamentos no âmbito dos Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida. Através desta iniciativa o Politécnico de Lisboa pretende ter uma resposta competente para que se possa agir em eventuais casos de paragem cardiorrespiratória.
- Em articulação com o Serviço de Gestão Patrimonial do IPL, foram implementadas medidas de Autoproteção dos Edifícios do Instituto e suas Unidades Orgânicas, tendo sido desenvolvidas as diligências necessárias para a aprovação das medidas de Autoproteção dos Edifícios, junto da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), encontrando-se em desenvolvimento a sua implementação em cada Unidade Orgânica, no sentido de capacitar a Comunidade Académica para a competente atuação em situações de emergência.
- Desde 2019, uma equipa interdisciplinar desenvolve um trabalho colaborativo para promover decisões alimentares conscientes da comunidade académica. O Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Politécnico de Lisboa (PASS-IPL) dinamiza iniciativas que incentivam a adoção da Dieta Mediterrânica e resulta de uma parceria entre o Politécnico de Lisboa, os Serviços de Ação Social do IPL (SAS-IPL), a licenciatura em Dietética e Nutrição da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) e a FAIPL – Federação Académica do IPL.
A saúde e bem-estar são temas que estão na ordem do dia, mas são questões prioritárias para o Politécnico de Lisboa há mais de 10 anos, que diariamente, através do SSO-IPL, dá resposta às necessidades da comunidade académica neste âmbito.