Serviço de Saúde Ocupacional do Politécnico de Lisboa (SSO-IPL)

Mais de 60 participantes frequentaram a ação online "Saúde Ocupacional: um contributo para a Saúde e Bem-estar dos trabalhadores" promovida pelo Serviço de Saúde Ocupacional do Politécnico de Lisboa (SSO-IPL) no dia 29 de abril de 2024.

A iniciativa pretendeu assinalar o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, através da consciencialização dos trabalhadores de várias entidades, para as boas práticas, no âmbito da segurança do trabalho, na era digital. Os participantes tiveram oportunidade de aprender e praticar exercícios destinados a fazer no local de trabalho, adaptar o posto de trabalho e conhecer as implicações na utilização de tecnologias digitais para a saúde e segurança no trabalho.

"Saúde Ocupacional: um contributo para a Saúde e Bem-estar dos trabalhadores"

A ação também contou com a participação do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do IPL (PASS-IPL), que dinamizou o Webinar "Comer com olhos de ver"

Os participantes aprenderam a descodificar rótulos, com o objetivo de fazerem escolhas alimentares mais conscientes e nutricionalmente mais saudáveis e equilibradas.

Webinar "Comer com olhos de ver"

A sessão culminou numa reflexão sobre Ética e bem-estar, a importância do médico do trabalho e o papel das instituições no bem-estar profissional.

Webinar "Comer com olhos de ver"

Sobre o Serviço de Saúde Ocupacional

O Politécnico de Lisboa (IPL), em estreita articulação com a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) iniciou, em 2012, a implementação do Serviço de Saúde Ocupacional (SSO-IPL) destinado aos seus trabalhadores e concretizado, a partir de 2014, na efetiva prestação de serviços. A aposta neste projeto inovador no País, por parte do IPL, permite dar cumprimento à legislação em vigor no que respeita à saúde ocupacional.

O SSO-IPL promove a sensibilização e implementação de uma cultura de segurança do trabalho, contribuindo para a manutenção da saúde ao longo da vida laboral, bem como o incremento da investigação no domínio da saúde e segurança do trabalho. O serviço assegura ainda as atividades de saúde ocupacional a entidades que contratualizam o serviço ao Politécnico de Lisboa.

O SSO-IPL assegura ainda as atividades de saúde ocupacional a entidades que contratualizam o serviço ao Politécnico de Lisboa.

As atividades no âmbito da Saúde Ocupacional, visam, essencialmente, a prevenção da exposição a fatores de risco profissionais, a vigilância contínua e ativa da saúde dos trabalhadores e a promoção da saúde no local de trabalho.

Saiba mais sobre o SSO-IPL

Texto de VG / GCI