ESTeSL vai promover BIP sobre métodos de avaliação em Imagem Médica

Com o objetivo de desenvolver competências no processamento de imagem médica, em estudantes de 1.º ciclo dos cursos da área de Imagem Médica e Terapia com radiações, de 5 instituições de ensino superior europeias, a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) vai dinamizar o Blended Intensive Programme (BIP) AMELY.

Incluindo a combinação de uma componente presencial e outra online, o programa AMELY - Assessment Methods of Medical Image, é uma iniciativa do curso de licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia, que vai reunir mais de 30 estudantes, de 5 a 11 de setembro de 2024, em Lisboa.

As atividades práticas deste BIP resultam de um trabalho conjunto de 5 instituições, lideradas pela ESTeSL-IPL:

• Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa - Politécnico de Lisboa (Portugal)
  • Haute Ecole Léonard De Vinci (Bélgica)
  • "Iuliu Hatieganu" University of Medicine and Pharmacy Cluj Napoca (Roménia)
  • Savonia University of Applied Sciences (Finlândia)
  • Università degli Studi Dell'Insubria Varese (Itália)

De acordo com Lina Vieira, docente da ESTeSL e coordenadora do BIP AMELY, este programa “pretende proporcionar uma oportunidade para os estudantes de licenciatura aprenderem e compreenderem os princípios, métodos e técnicas fundamentais envolvidos no processamento e avaliação da imagem médica. Assim, vão ser exploradas questões como os parâmetros de aquisição, algoritmos de reconstrução e métodos de segmentação, bem como, estes afetam a qualidade da imagem em diferentes contextos.”