Passar para o conteúdo principal

Docente da ESTeSL reflete sobre o papel da tecnologia no futuro da educação

Image
Vítor Manteigas

Vítor Manteigas, docente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), foi convidado pela FCCN para fazer uma reflexão sobre a importância da tecnologia no futuro da educação, disponibilizada no blog promovido pela Unidade de Computação Científica da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O membro do Grupo de Trabalho para o Ensino a Distância do Politécnico de Lisboa (EaD@IP) falou da evolução do processo de ensino-aprendizagem e decorrente necessidade de adaptação da educação às exigências da sociedade e da tecnologia.

Apostar na capacitação dos profissionais da educação para o uso adequado da tecnologia nomeadamente, no contexto do ensino superior é um dos enfoques do contributo feito pelo docente da ESTeSL, que reforça a necessidade de potenciar o ensino em diferentes contextos, sem desumanizar o processo educativo.

Para Vítor Manteigas, o cenário tradicional da sala de aula começa a fazer parte do passado, realidade que foi potenciada pela pandemia, abrindo portas aos “processos de autoeducação e de ensino a distância”, que têm crescido face ao ensino tradicional.

Tal como tem acontecido no Politécnico de Lisboa, com a aposta no Ensino a Distância como fator diferenciador, o docente fala de um esforço generalizado no uso dos recursos digitais, para alavancar novos modelos pedagógicos e metodologias de ensino. Vítor Manteigas dá como exemplo o uso do vídeo como ferramenta que complementa o processo de ensino-aprendizagem. Plataformas como o Educast da FCCN, da qual o IPL é parceiro, possibilitam a gravação de aulas, edição de vídeos online e a respetiva publicação, e permitem a integração em plataformas LMS – Learning Management System (Sistemas de Gestão de Aprendizagem), como é o caso do Moodle.

O docente da ESTeSL e membro do EaD@IP acredita que tecnologia fez cair as fronteiras da instituição. “Hoje, a sala de aula é a sala de estar, o jardim público, a biblioteca e o café do bairro, onde o professor deverá estar motivado e capacitado, continuando a ser aquele que concebe os percursos de aprendizagem deste ensino reinventado”.

Vítor Manteigas é o coordenador da unidade curricular de Criação de Vídeos e Podcasts para Aprendizagem Online incluída no plano de estudos da pós-graduação em Educação Digital, um novo curso que resulta de uma parceria entre o Grupo de Trabalho para o Ensino a Distância do Politécnico de Lisboa (EaD@IPL) e a Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx).