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Formação inicial de mentores da 3.ª Edição do Programa Mentori@IPL

Chegou ao fim o projeto Faz(emos) a Diferenç@IPL, que teve como objetivos principais contribuir para o desenvolvimento de mecanismos de apoio à integração académica dos estudantes e à promoção do sucesso e redução do abandono no percurso académico no IPL.

Alinhado com o eixo estratégico “Ensino, Aprendizagem e Apoio Social” do Plano de Ação Quadrienal 2021-2024 do IPL, o projeto foi desenvolvido no âmbito de uma candidatura ao Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior, cofinanciado pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).

O Faz(emos) a Diferenç@IPL focou-se em três eixos fundamentais: Monitorização do percurso académico, identificando precocemente necessidades dos estudantes; integração e acompanhamento contínuos, promovendo o sentimento de pertença e combatendo o isolamento; e promoção de metodologias pedagógicas inovadoras, incentivando práticas de ensino ativas e adaptadas ao contexto digital.

 

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Formação Mentori@IPL

 

Com início em outubro de 2023 e término em novembro de 2024, o projeto envolveu estudantes, docentes e técnicos administrativos de todas as Escolas do IPL, consolidando-se como um projeto transversal e inclusivo. Entre as várias ações realizadas incluíram-se workshops e recursos digitais que fomentaram competências como: Comunicação Interpessoal - A Importância da Assertividade, Métodos de estudo e Gestão de tempo.

No âmbito do projeto, foi reforçada a implementação da Metodologia UBUNTU, uma abordagem colaborativa para fortalecer a empatia e o trabalho em equipa, promovida em colaboração com o Instituto Padre António Vieira, e que se centra no desenvolvimento de competências transversais como Autoconhecimento, Autoconfiança, Resiliência, Empatia e Serviço. A metodologia foi aplicada em semanas de formação e Círculos UBUNTU realizados na ESTeSL, ISEL e ESCS.

 

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formação_UBUNTU

 

Simultaneamente, foram criados serviços de apoio psicológico em todas as unidades orgânicas do IPL, coordenados pelos  Serviços de Apoio Psicológico e Educativo (SAPE), dos Serviços de Ação Social do Politécnico de Lisboa (SAS-IPL).

Ao longo do ano, realizaram-se formações dinamizadas pelo Centro de Línguas do Politécnico de Lisboa -  CLiC-IPL, com foco no desenvolvimento de competências em língua portuguesa da comunidade académica, tais como as Oficinas de Língua Portuguesa.

Complementarmente, o Grupo de Trabalho para o Ensino a Distância (EaD@IPL), investiu na capacitação de docentes, reforçando as competências digitais e aplicando metodologias pedagógicas inovadoras alinhadas com as tendências mais recentes no Ensino Superior. Entre as iniciativas realizadas, destaca-se o II Encontro de Educação Digital no Ensino Superior, que promoveu a reflexão sobre o uso de tecnologias, incluindo temas como inteligência artificial, metodologias ativas e avaliação de aprendizagens em ambientes digitais.

 

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Carla Rocha, Elmano Margato e Renato Abreu no 2.º Encontro de Educação Digital no Ensino Superior

 

Por fim, foi ainda publicado o livro 'Novo Campus, Novas Relações - Práticas de Acolhimento e Integração no Ensino Superior', sob a coordenação das professoras Graça Andrade, investigadora do Health & Technology Research Center (H&TRC) da ESTeSL - Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Lisboa, Olga Cunha, membro da Rede dos Serviços de Apoio Psicológico do Ensino Superior (RESAPES) e docente na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e de Carolina Ferreira, também da RESAPES e colaboradora no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. A obra compila boas práticas de integração e acolhimento académico, refletindo os esforços do Politécnico de Lisboa e das suas unidades orgânicas e, de outras instituições de Ensino Superior na promoção da inclusão e do sucesso académico, destacando metodologias e estratégias eficazes para apoiar estudantes, em especial os de 1.º ano, no início do percurso académico.

A participação ativa das Presidências/Direções, Conselhos Pedagógicos e Associações de Estudantes foi essencial para o sucesso do programa, que se articulou também com outras iniciativas do IPL, como o Programa Mentori@IPL.

Com a conclusão do Faz(emos) a Diferenç@IPL, o Politécnico de Lisboa reafirma o seu compromisso com a inclusão, a excelência académica e o sucesso dos seus estudantes. Este projeto lançou as bases para novas iniciativas, como o +Sucesso@IPL, que dará continuidade ao trabalho desenvolvido, centrando-se no bem-estar da comunidade académica.