FOR-EU4All

A Comissão Europeia anunciou os resultados do convite à apresentação de propostas para a call Erasmus+ 2024 das European Universities Initiative (EUI), que resultou no apoio ao projeto FOR-EU4All, do qual a U!REKA European University é parceira.

O FOR-EU4All é uma comunidade de prática, que reúne 17 alianças de  Universidades Europeias, tendo como objetivo reforçar a colaboração e aprendizagem entre os consórcios em funcionamento e, simultaneamente, impulsionar a divulgação de resultados e modelos replicáveis em instituições de ensino superior europeias.

A aliança U!REKA, da qual o Politécnico de Lisboa faz parte, é uma das 64 alianças das Universidades Europeias existentes, que englobam mais de 560 instituições de ensino superior em toda da Europa, abrangendo 35 países, nomeadamente, todos os Estados-Membros da União Europeia (UE), e ainda, a Albânia, a Bósnia e Herzegovina, a Islândia, o Montenegro, a República da Macedónia do Norte, a Noruega, a Sérvia e a Turquia. Estas alianças reúnem, ainda, quase 2.200 parceiros associados, desde organizações não governamentais a empresas, cidades, autoridades locais e regionais.

A call 2024 das EUI resultou no financiamento de mais de 14 novas alianças de Universidades Europeias, que se juntaram às 50 anteriormente selecionadas e em funcionamento.

A iniciativa das Universidades Europeias tem como propósito promover a colaboração entre estudantes, docentes e não docentes de diferentes países europeus, com diferentes línguas, culturas, experiências e áreas de estudo, possibilitando a expressão e reforço dos valores identitários europeus.