No passado dia 20 de março, os representantes dos estudantes das instituições de ensino superior que integram a Universidade Europeia U!REKA reuniram-se, em Ghent (Bélgica), com o objetivo de definir a primeira proposta de estatutos para reger a criação do Conselho de Estudantes deste projeto europeu.
O Politécnico de Lisboa foi representado nesta reunião pelos estudantes Tiago Diniz (ISCAL) e Susana Campos (ISEL), que contou com a presença de estudantes dos restantes parceiros do consórcio - HoGent University of Applied Sciences, Amsterdam University of Applied Sciences, Frankfurt University of Applied Sciences, Metropolia University of Applied Sciences, VSB - Technical University of Applied Sciences e do Politécnico de Lisboa.
O Conselho de Estudantes tem como principal função representar os estudantes da U!REKA e designar dois membros para o Conselho Executivo e de Gestão da aliança europeia. Os trabalhos resultaram na redacção de uma proposta de estatutos, que será avaliada por todas as instituições parceiras, Associações de Estudantes de cada país e contará, ainda, com um período de consulta pública.
Através da criação do Conselho de Estudantes, pretende-se que exista uma participação ativa deste corpo da comunidade académica no projeto europeu, que irá ser dinamizado ao longo dos próximos quatro anos.
Nas palavras de Tiago Diniz, estudante do ISCAL que integra o Conselho de Estudantes U!REKA, “este órgão de governo da aliança europeia irá promover a relação entre os estudantes de diferentes países e será um contributo para a criação de uma comunidade estudantil europeia.”
A realização da primeira reunião oficial do Conselho de Estudantes terá lugar em junho, em Ostrava, à margem do U!REKA Connects 2024, evento anual desta rede europeia, que o IPL integra desde 2019.
Créditos: HoGent University of Applied Sciences