O Presidente do Politécnico de Lisboa, António Belo, integrou a delegação da Universidade Europeia U!REKA que se deslocou a Bruxelas para uma série de reuniões institucionais com altos responsáveis da Comissão Europeia. A visita teve como objetivo reforçar o diálogo com a União Europeia sobre o futuro do ensino superior europeu, a investigação aplicada, o financiamento de competências e a sustentabilidade.
A comitiva contou ainda com a presença de líderes de outras instituições parceiras da aliança, como Riitta Konkola, da Metropolia University of Applied Sciences (Finlândia), Koen Goethals, da Hogeschool Gent (Bélgica), e Maren Pannemann, da Universidade de Ciências Aplicadas de Amesterdão (Países Baixos). No decurso das reuniões, foi apresentado o trabalho desenvolvido no âmbito da U!REKA, com enfoque nas áreas da sustentabilidade, participação cidadã e colaboração interinstitucional no ensino superior europeu.

Durante a visita, a delegação reuniu-se com diversas figuras de relevo da Comissão Europeia, entre as quais Susanne Conze, Chefe da Unidade de Ensino Superior na Direção-Geral de Educação, Cultura, Juventude e Desporto; Joerg Niehoff, chefe interino da unidade “ERA – Disseminando Excelência e Carreiras em Investigação”; Philippe Froisard, gestor-adjunto da Missão “100 Cidades Climaticamente Neutras e Inteligentes”; e Vanessa Debiais-Sainton, assessora política no Gabinete da Vice-Presidente Executiva Roxana Minzatu.
As reuniões permitiram discutir temas estruturantes para o futuro das instituições de ensino superior europeias, como:
- O desenvolvimento do programa Erasmus+ e o estatuto jurídico das universidades europeias;
- A criação de programas de graduação conjuntos e o papel das microcredenciais;
- O alinhamento entre o Espaço Europeu de Investigação (EEI) e o Espaço Europeu de Educação (EEE);
- A necessidade de reforço do financiamento de longo prazo para as alianças universitárias;
- O papel das instituições na promoção de competências estratégicas e na colaboração com a indústria;
- O contributo do ensino superior para a missão das cidades inteligentes e climaticamente neutras da UE.
A delegação apresentou ainda os resultados já alcançados pela U!REKA, nomeadamente o desenvolvimento de três Centros de Especialização (neutralidade climática, circularidade e participação cidadã), a definição de mais de 500 soluções co-criadas para cidades sustentáveis e uma comunidade inter-regional de partilha de conhecimento, além de mais de 70 cursos abertos nas áreas da sustentabilidade, competências digitais e competências transversais.

Esta visita destacou o papel ativo da U!REKA na promoção de uma Europa mais sustentável, colaborativa e orientada para o futuro, reforçando o compromisso do Politécnico de Lisboa com as missões climáticas, a inovação e a capacitação da sua comunidade académica e envolvente.
Texto de MFC/GCI