Teve lugar no dia 25 de maio de 2021 o ato de constituição da NOVA Saúde Pública (NSP) - Associação para a Investigação e Desenvolvimento da Escola Nacional de Saúde Pública, uma associação privada de natureza científica e cultural, sem fins lucrativos, que o Politécnico de Lisboa integra como membro fundador.
A NOVA Saúde Pública terá uma intervenção nas áreas da saúde pública, da administração hospitalar e da medicina do trabalho, tendo em vista a promoção e desenvolvimento de atividades de impacto na sociedade, das quais de destacam: a formação avançada de recursos humanos, a constituição de fóruns de discussão e de centros de conhecimento, a criação uma rede de intercâmbio de informação, o apoio à ciência e investigação e a dinamização de ações de divulgação, nas referidas áreas de conhecimento.
Considerando o papel da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa (ESTeSL-IPL) na formação e investigação na área das ciências da saúde e a colaboração de longa data que existe com a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP-UNL), a Presidente da ESTeSL-IPL, Profª. Doutora Beatriz Fernandes, será Vogal da Direção da Nova Saúde Pública, por um período de 3 anos.
Para além do Politécnico de Lisboa, são sócios fundadores da NOVA Saúde Pública:
- Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH)
- Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública (APPSP)
- Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH)
- Portuguese Association for Integrated Care (PAFIC)
- Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP)
- Universidade Nova de Lisboa, Escola Nacional de Saúde Pública
Nas palavras do Presidente do Politécnico de Lisboa, Prof. Doutor Elmano Margato, “o convite endereçado ao Politécnico de Lisboa, pela ENSP-UNL, para integrar os membros fundadores da NOVA Saúde Pública é um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa na formação e investigação na área das ciência da saúde. Ao integrar esta nova Associação, o Politécnico de Lisboa dará o seu contributo para a dinamização de projetos de relevância nas áreas da saúde pública, da administração hospitalar e da medicina do trabalho.”
Texto de Ana Raposo
Pró-presidente do IPL para a Comunicação Estratégica
Fotos de DS/GCI-IPL