O Politécnico de Lisboa marcou presença no UrbanCircular Hack(athon), um evento promovido pela U!REKA European University, realizado nos dias 13 e 14 de novembro, na Frankfurt University of Applied Sciences. Além do IPL, esta iniciativa contou com a participação de mais duas instituições parceiras da aliança europeia: Frankfurt University of Applied Sciences e Amsterdam University of Applied Sciences.
João Silva e Letícia Lucas, estudantes finalistas dos mestrados em Engenharia Informática e de Computadores (MEIC) e Engenharia Informática e Multimédia (MEIM), respetivamente, representaram o Politécnico de Lisboa, sob a orientação do docente do ISEL, Nuno Datia. Durante dois dias, as equipas procuraram soluções inovadoras para cinco desafios ao nível da neutralidade carbónica e cidades inteligentes:
- Soluções de Reciclagem
- Sensibilização e Educação
- Práticas de Administração Sustentáveis
- Gestão de Recursos Hídricos
- Promoção da Biodiversidade Urbana
Letícia, uma das participantes, destacou que o hack(athon) foi uma oportunidade para desenvolver competências pessoais, como comunicação e trabalho em equipa. A estudante realçou, ainda, que a diversidade de perspetivas trouxe grande valor à resolução de problemas, permitindo abordar questões de forma mais completa. “A união de conhecimentos e experiências é essencial para enfrentar desafios,” afirmou.
Por sua vez, João, sublinhou o impacto positivo do trabalho colaborativo, enfatizando como a interação entre pessoas de diferentes culturas e áreas académicas permitiu a troca de ideias enriquecedoras. “Estas experiências são fundamentais para ampliar redes de contacto e promover o crescimento pessoal", reforçou o estudante do ISEL.
A colaboração entre estudantes, investigadores, docentes e parceiros da comunidade local de Frankfurt am Main, e do distrito de Offenbach, foi um dos pilares do evento. Durante os pitches finais, os participantes demonstraram o seu compromisso em resolver os desafios urbanos modernos, apontando caminhos para um futuro mais sustentável. A solução vencedora focou-se na questão da “Sensibilização e Educação”, sublinhando como a partilha de conhecimento e a investigação são fundamentais para alcançar os objetivos de neutralidade carbónica e a sustentabilidade.
Nuno Datia destaca que estas iniciativas levam os estudantes a terem que "pensar fora da caixa", uma vez que os temas são, na maioria, diferentes da sua área de estudo. Além disso, estimulam a criatividade e o desenvolvimento de competências sociais, algo importante nos dias de correm."
O sucesso desta colaboração reforça o compromisso da U!REKA European University em promover a inovação e a sustentabilidade através de parcerias interinstitucionais.