Realizou-se mais uma edição da Semana UBUNTU, na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) e o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), uma formação que visa o desenvolvimento de competências pessoais e sociais essenciais para o percurso académico e profissional dos estudantes.
A formação, realizou-se de 10 a 14 de fevereiro de 2025, faz parte de uma estratégia mais ampla do Politécnico de Lisboa para fortalecer a integração académica e o bem-estar dos estudantes, e é uma das iniciativas do Projeto +Sucesso@IPL (Programa para a promoção do sucesso académico, da inovação pedagógica e prevenção do abandono), cofinanciado pela Direção-Geral de Ensino Superior (DGES), no âmbito do PRR.
A Metodologia UBUNTU baseia-se na metodologia promovida pelo Instituto Padre António Vieira, centrada em 5 pilares fundamentais: Autoconhecimento, Autoconfiança, Resiliência, Empatia e Serviço, proporcionando uma experiência imersiva de crescimento pessoal e interpessoal.
Ao longo de cinco dias de formação, cada dia dedicado a abordar um dos cinco pilares, os participantes participaram em diversas atividades que estimularam a reflexão sobre os seus percursos, promoveram o trabalho em equipa e favoreceram os laços de cooperação e solidariedade. "Foi uma experiência transformadora, onde senti que mergulhámos nas nossas vulnerabilidades e refletimos sobre a importância de ver o que muitas vezes parece ser invisível, sempre com empatia e respeito.", partilhou Mariana Macedo, participante do ISEL.
Para a docente Alexandra David, da ESCS, “Foi uma semana que superou as minhas expectativas, apesar de já imaginar que seria profundamente marcante. Poder proporcionar aos participantes estes momentos únicos enche-me de vontade de continuar a organizar mais semanas ou círculos UBUNTU, para chegarmos a mais pessoas e deixarmos a semente em cada uma delas.”, referiu a formadora.
No ISEL, Maria Lisboa, formadora, refletiu sobre a semana como tendo sido um “espaço de partilha genuína", marcado pela construção de pontes entre os participantes. A experiência começa no ISEL, mas não acaba lá – levamos as aprendizagens para os nossos contextos e para a nossa vida.”
Célia Delgado, estudante da ESCS, destacou que a experiência a ajudou a refletir sobre as suas relações interpessoais e a forma como pode contribuir para um ambiente mais empático e inclusivo, levando consigo aprendizagens valiosas e “amizades que se fortaleceram através da partilha e do espírito UBUNTU.”
No ISEL, Henrique Reguengo partilhou que chegou à formação por recomendação da psicóloga do EAA e encontrou um espaço enriquecedor, onde desenvolveu capacidades de liderança e criou laços importantes para superar desafios. João Coelho, participante do ISEL, realçou o impacto da formação na sua forma de interagir com os outros, desafiando a visão sobre empatia e solidariedade e recomendando a experiência a quem deseja aprofundar o autoconhecimento.

Durante este ano letivo, para além das semanas UBUNTU, têm sido realizados Círculos UBUNTU na ESCS e no ISEL o que reflete o compromisso do Politécnico de Lisboa em expandir a implementação da Metodologia UBUNTU, permitindo que mais estudantes tenham contacto com uma abordagem inovadora no desenvolvimento de competências transversais para a sua vida académica e profissional.
Texto de MFC/GCI