IPL marca presença no U!REKA Connects 2024

O evento anual de networking promovido pela U!REKA European University - U!REKA Connects, teve lugar de 3 a 6 de junho de 2024, em Ostrava, na República Checa, tendo reunido mais de 200 participantes.

Este foi o primeiro encontro do consórcio após a resposta positiva da Comissão Europeia para financiamento no concurso de 2023 da European Universities Initiative (EUI).

Os participantes das 6 instituições de ensino superior parceiras e dos 26 parceiros associados presentes refletiram sobre a implementação do projeto nos próximos 4 anos, bem como sobre a criação de sinergias de conhecimento e de abordagens inovadoras, contribuindo para os objetivos definidos pela União Europeia para a neutralidade carbónica e cidades inteligentes.

IPL marca presença no U!REKA Connects 2024

O Politécnico de Lisboa foi representado no U!REKA Connects 2024 por:

• Ana Raposo, Pró-presidente para a Comunicação Estratégica

• Antónia Estrela, Diretora do CLiC-IPL

• Cristina Marques, Coordenadora do Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica (GRIMA)

• Joana Rodrigues, Coordenadora do Gabinete de Projetos Especiais e Inovação (GPEI)

• António Serrador, Docente do ISEL

• Cátia Rijo, Docente da ESELx

• Nuno Datia, Docente do ISEL

• Tiago Diniz, Estudante do ISCAL

• Susana Campos, Estudante do ISEL

“A iniciativa das Universidades Europeias consiste num processo de transformação a longo prazo das instituições de ensino superior, que apresenta grandes desafios. Este encontro anual da aliança foi um momento muito importante para o estreitar de laços entre as diferentes equipas, que estão há alguns meses a trabalhar à distância e tiveram agora a oportunidade de se conhecer pessoalmente.”, afirmou Ana Raposo, coordenadora institucional da U!REKA European University no Politécnico de Lisboa.

Para Susana Campos, estudante do ISEL que foi eleita vice-presidente do Students Council da Universidade Europeia U!REKA ''Envolver a perspectiva da comunidade estudantil é essencial para alcançar os objetivos desta aliança europeia. Além disso, este projeto terá um impacto significativo no futuro, e os estudantes são, indubitavelmente, os protagonistas desse futuro. ''

Na visão de Cristina Marques, que ao longo dos últimos anos tem acompanhado as dinâmicas de cooperação internacional do Politécnico de Lisboa, “A participação do IPL neste consórcio, pelo carácter inovador, irá fazer a diferença no processo de Internacionalização do Instituto e dos cursos nele lecionados.”

Os docentes do ISEL António Serrador e Nuno Datia têm vindo a colaborar com as instituições parceiras da U!REKA em diferentes iniciativas. Para António Serrador “As academias participantes nas diversas universidades europeias e alianças que agora se constroem, têm a oportunidade de serem as pioneiras na construção dos novos modelos de trabalho no mundo académico, quer ao nível das novas formas de educação assim como ao nível da investigação. Com o projeto U!REKA, podemos ser os primeiros a testar modelos educativos colaborativos, em regime remoto, presencial, intensivo e misto. A partilha científica e intercultural é permanente, sendo esta a grande riqueza do projeto.”

Já para Nuno Datia “A visita à Universidade Técnica de Ostrava VSB (...) deixa claro o potencial que o consórcio U!REKA European University tem. A partilha de experiências pedagógicas, de alargamento da rede de parcerias para investigação e ensino potencia o melhor de cada um de nós (...). Além disso, é importante realçar como esta conferência permitiu estreitar relações também por cá. Sem esta oportunidade, muitos de nós não nos iríamos conhecer, não iríamos perceber que temos um potencial em comum também entre escolas do IPL e que juntos podemos fazer a diferença.”

Considerando os objetivos da Universidade Europeia, a equipa do projeto está a ser reforçada com a integração de novos elementos. Antónia Estrela, que recentemente se juntou ao projeto, afirma que “A participação no U!REKA Connects 2024 constituiu uma excelente oportunidade para conhecer um projeto inovador que permite a ampliação de contactos e sinergias para o desenvolvimento de projetos colaborativos, inclusivos e interculturais.”

O U!REKA Connects 2025 vai ter lugar em Helsínquia, na Finlândia, nos dias 21 e 22 de maio do próximo ano.

Imagens de VSB