foto do evento FOR.UE

A Universidade Lusófona acolheu, no dia 16 de maio de 2024, o 4.º Encontro das Instituições de Ensino Superior (IES) Portuguesas que fazem parte de Alianças de Universidades Europeias e que, recentemente, formalizaram a criação do FOR.UE.PT.
Este encontro teve como principais temas de discussão o Pacote Europeu para o Ensino Superior em 2024, bem como os desafios futuros das Universidades Europeias.

O Politécnico de Lisboa foi representado no evento por Fernando Melício, Pró-Presidente do IPL para a Internacionalização e Cooperação Internacional, e por Ana Raposo, Pró-Presidente para a Comunicação Estratégica.

A reunião juntou representantes de Universidades e Institutos Politécnicos nacionais, tendo, Manuel José Damásio, coordenador da FilmEU University, apresentado os objetivos e critérios anunciados pela Comissão Europeia para a implementação de um possível Grau Europeu ou de uma Label que qualifique os cursos conjuntos. Já Barry Dignam da IADT - National Film and Television (Irlanda), entidade parceira da FilmEU, partilhou os resultados obtidos pelo projecto piloto ÉTIKETA

No período da tarde foi dinamizada uma mesa redonda intitulada “Traçando Caminhos: Implementação dos Graus Europeus em Portugal“, que contou com a presença da Diretora da Agência Nacional Erasmus+, Ana Cristina Perdigão; da coordenadora do programa Erasmus+, Carla Ruivo; da Diretora de serviços de Suporte à Rede do Ensino Superior, Inês Vasques Branco; de Maria João Manatos, do Gabinete de Estudos e Análise da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior; e do Presidente da Comissão Executiva da FAIRe - Federação Académica para a Informação, Representação Externa, Duarte Lopes, que participaram num momento de mesa redonda sob a mote .

A iniciativa das Universidades Europeias é um pilar da estratégia europeia para o ensino superior, concebida para promover a excelência, inovação e inclusão no ensino superior europeu.