O Politécnico de Lisboa (IPL) integra, desde 2021, a PPI – Plataforma Portuguesa para a Integridade, uma iniciativa da Global Compact Portugal, com 128 signatários e que tem como objetivo, entre outros, o combate à corrupção em todas as suas formas e modalidades.
O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16, da Agenda 2030 das Nações Unidas, visa criar uma economia global mais sustentável e transparente, reduzindo os fluxos ilegais, financeiros e de armas, diminuindo a corrupção e o suborno em todas as suas formas, e desenvolvendo instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis.
Celebrando-se no mês de dezembro o Dia Internacional contra a Corrupção (9 de dezembro), as Nações Unidas lançaram uma campanha, subordinada ao lema “Unindo-se com os jovens contra a corrupção: moldando a integridade do amanhã”, à qual o IPL se associa.
Enquanto instituição de ensino superior, o Politécnico de Lisboa assume um papel ativo na prevenção e combate a práticas ilícitas, um dos 10 Princípios do United Nations Global Compact.
Relembramos que, está disponível no site do IPL, na área da gestão de riscos, uma apresentação do conjunto de instrumentos implementados pelo Politécnico de Lisboa neste âmbito.
O Politécnico de Lisboa expressa mais uma vez o seu compromisso no combate à corrupção em todas as suas formas e modalidades e convida a comunidade académica a unir-se a este movimento.