O Politécnico de Lisboa (IPL), o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), a Universidade Nova de Lisboa (UNL) e a Câmara Municipal da Amadora estão a trabalhar em conjunto na construção de um espaço de alojamento estudantil, na Venda Nova (Amadora).
A nova residência de estudantes fica localizada na Rua Elias Garcia, consistindo a intervenção na adaptação de edifícios existentes e construção de um novo edifício, em terrenos pertencentes à antiga “Quinta-do-Estado”. Para o Município da Amadora, este novo espaço representa um importante investimento ao nível da dinamização urbanística, económica e social da freguesia.
Com um total de 240 camas, que vão ser distribuídas de forma equitativa entre as três instituições de ensino superior promotoras do projeto, a nova residência vai contar com diferentes tipologias de alojamento - quartos individuais, quartos duplos e apartamentos, bem como zonas sociais e comuns, espaços verdes exteriores e zonas para prática desportiva.
No passado dia 6 de novembro de 2024, o Presidente do IPL, professor Elmano Margato, e a Reitora do ISCTE, professora Maria de Lurdes Rodrigues, reuniram com o Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Eng. Vítor Ferreira e com a empresa responsável pela construção, para avaliar os detalhes sobre o arranque da obra, que se prevê concluída até ao início de 2026.
Na nova residência de estudantes da Venda Nova resulta de uma candidatura ao Plano Nacional de Alojamento para o Ensino Superior (PNAESP), no âmbito do âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que tem como propósito a requalificação e construção de residências de estudante.
Recorde-se que este projeto se enquadra numa estratégia de reforço da oferta de alojamento para estudantes do Politécnico de Lisboa, em articulação com os Serviços de Ação Social do IPL (SAS-IPL), que resultou no ano letivo de 2024/2025 num aumento da oferta de 126 camas para estudantes, com a inauguração da Residência Estudantil de Benfica (92 camas) e da Nova Residência na Manuel da Maia (34 camas).