A segurança das instalações e da comunidade académica é uma prioridade para o Politécnico de Lisboa. Neste sentido, foram desenvolvidas diligências para a aprovação das medidas de autoproteção junto da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), abrangendo ações de prevenção, combate e evacuação em caso de emergência.
De forma a capacitar a comunidade académica para a atuação em situações de emergência, identificar oportunidades de melhoria e garantir que cada membro esteja preparado para agir com confiança e rapidez, se necessário, realizou-se no dia 22 de novembro de 2024, um simulacro de emergência no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL), simulando um incêndio no 6.º Piso do edifício.
O simulacro ocorreu durante o período de aulas da manhã e foi assegurada a evacuação rápida e eficiente de todos os estudantes, docentes e não docentes que se encontravam no edifício. Todos os presentes atuaram em conformidade com o exercício, garantindo a total segurança de todos.
Além do cumprimento das exigências legais aplicáveis, o simulacro permitiu testar a operacionalidade e eficácia das medidas implementadas e treinar a comunidade académica do ISCAL, promovendo confiança e rotinas de comportamento e atuação perante uma situação de emergência.
Este exercício foi promovido pelo Serviço de Saúde Ocupacional (SSO-IPL) e pelo Setor de Gestão Patrimonial do Politécnico de Lisboa, em estreita colaboração com a presidência do ISCAL.
Como proceder em caso de emergência?
Relembramos a comunidade do IPL de que em caso de evacuação, é fundamental que todos abandonem o edifício ao som do alarme, seguindo os percursos de evacuação até à saída de emergência mais próxima. Em momentos de emergência devem cumprir as instruções das equipas de evacuação e dirigir-se ao ponto de reunião designado, aguardando até receber a indicação de regresso à normalidade. Lembrem-se que não podem ser utilizados os elevadores e não é possível voltar para trás.
Texto: MFC/GCI
Imagens: BF/GCI