A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) comemorou no dia 12 de janeiro de 2023 o 42.º aniversário, assinalado com uma cerimónia que juntou membros da comunidade académica, do Politécnico de Lisboa e muitos convidados, entre os quais anteriores presidentes da instituição. Sob o tema "Uma Escola aberta ao Mundo" o programa incluiu, para além de várias intervenções, momentos musicais e a atribuição de prémios e cartas de curso de licenciatura e mestrado.
"É a pensar nos profissionais de saúde que formamos que encontramos motivação”, afirmou a presidente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Beatriz Fernandes, na sua intervenção, na qual falou do percurso histórico da escola, aproveitando o facto de ter presentes Esaú Dinis, Manuel Correia, João Lobato e Anabela Graça, anteriores presidentes da ESTeSL.
![Beatriz Fernandes presidente da ESTeSL](/sites/default/files/styles/noticia_page_sem_crop_/public/2023-01/_MG_2834.jpg?itok=Fe8YfXRR)
Beatriz Fernandes considera que a ESTeSL, para além de dotada de “um corpo docente qualificado que permite manter uma forte ligação ao exercício da profissão”, forma, atualmente, licenciados e mestres e faz investigação ao mais alto nível, nomeadamente através do centro de investigação H&TRC - Centro de Investigação em Saúde e Tecnologia. A presidente da Escola do Politécnico de Lisboa reforçou a importância da relação com instituições e organizações para a formação dos estudantes, bem como a cooperação com associações e sindicatos, fundamentais para o exercício profissional.
O presidente do Politécnico de Lisboa, Elmano Margato destacou a “vontade e força para a procura de novos caminhos de desenvolvimento e afirmação, cobrindo as diferentes funções sociais das instituições de ensino superior: formação, investigação e desenvolvimento, prestação de serviços à Comunidade”, que caracterizam a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.
![Elmano Margato presidente do IPL](/sites/default/files/styles/noticia_page_sem_crop_/public/2023-01/_MG_2877_0.jpg?itok=LcZeliNX)
Elmano Margato finalizou a intervenção encorajando a comunidade académica a prosseguir o “trabalho de construção de uma instituição que seja um espaço de liberdade, uma referência de vida democrática, um exemplo de competência, de rigor, de trabalho e de justiça”.
Sofia Athayde, vereadora da Câmara Municipal de Lisboa com os pelouros da Educação e Saúde, representou o executivo na cerimónia, tendo realçado o papel dos profissionais de saúde e o papel ativa da autarquia nesta área.
![Ana Cristina Perdigão](/sites/default/files/styles/noticia_page_sem_crop_/public/2023-01/_MG_2909.jpg?itok=8GR3D1A-)
Ana Cristina Perdigão, diretora da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação foi a oradora convidada para as comemorações, tendo abordado o tema da “Internacionalização como fator de desenvolvimento”.
Para além de dar a conhecer os dados mais recentes sobre atividades, desafios e fatores de sucesso da internacionalização, Ana Cristina Perdigão referiu a aposta no Plano Nacional de Alojamento para o Ensino Superior, cuja gestão foi atribuída à agência que dirige. “Sabemos como este projeto pode ser transformador”, referiu, reconhecendo a importância de garantir que os jovens possam ter condições para viver a comunidade académia.
A anteceder a cerimónia, que assinalou os 42 anos da ESTeSL, foi hasteada a bandeira Eco-Escolas, na Praça da Saúde, como símbolo da conquista do galardão atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa.
Texto de CSS/GCI IPL
Imagens de DS/GCI IPL