main-content

O Programa de Mentoria Interpares do Politécnico de Lisboa – Programa MENTori@IPL – é uma iniciativa que pretende reforçar as estratégias de integração e de vivência académica no ensino superior, a par com outras atividades desenvolvidas pelo Politécnico de Lisboa e as suas Escolas e Institutos. Privilegiando dinâmicas de colaboração interpares, procura contribuir igualmente para a promoção do sucesso académico, prevenção do abandono académico e o desenvolvimento de competências transversais nos estudantes.

Com início no ano letivo 2021/2022, o MENTori@IPL envolve estudantes que já frequentam e conhecem o IPL (os Mentores) e estudantes que ingressam pela primeira vez no IPL (os Mentorandos). Ao longo do ano, são dinamizadas diversas atividades em cada uma das Escolas aderentes, assim como a organização de um conjunto de formações e workshops que visam o enriquecimento pessoal e académico.

Saiba mais sobre a 4.ª edição do Programa MENTori@IPL a decorrer em 2024/2025.

Conheça os Princípios Orientadores do Programa de Mentoria Interpares do IPL

Para mais informações sobre o programa Mentori@IPL contacte: aaed@sp.ipl.pt

Mentores

Formulário de inscrição para Mentores do Programa MENTori@IPL

Quem pode ser mentor?

Podem inscrever-se como mentores estudantes do 2.º, 3.º ou 4.º anos das Escolas do Politécnico de Lisboa aderentes: ESCS, ESD, ESELx, ESTeSL, ISCAL e ISEL.

Quais as vantagens de ser mentor?

Ao participar no programa, para além de acesso a um conjunto de workshops e atividades que contribuem para o enriquecimento do percurso académico, é também uma oportunidade para conhecer colegas das várias Escolas do Politécnico de Lisboa.

O que é necessário para ser mentor?

Os mentores têm de frequentar uma formação inicial com duração de um dia, a realizar numa das seguintes sessões:

- 5 set das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 16h00, no ISEL

- 12 set das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 16h00, na ESCS

Guia do mentor

Mentorandos

Formulário de inscrição de Mentorandos do Programa Mentori@IPL

Quem pode ser mentorando?

Podem inscrever-se como mentorandos estudantes do 1.º ano das Escolas do Politécnico de Lisboa aderentes: ESCS, ESD, ESELx, ESTeSL, ISCAL e ISEL.

Quais as vantagens de ser mentorando?

Ao participar no programa, poderás ter o teu próprio mentor, que te vai apoiar no que precisares ao longo do ano letivo, não só a nível académico, mas também resolução de questões práticas, no estabelecimento de relações com colegas do mesmo curso ou de outros cursos da tua escola, na integração em atividades extracurriculares e muito mais. Poderás também ter também acesso a um conjunto de workshops e atividades que contribuem para o enriquecimento do percurso académico e são uma oportunidade para conhecer colegas das várias Escolas do Politécnico de Lisboa.

O que é necessário para ser mentorando?

Preencher a ficha de inscrição e aguardar pela atribuição do mentor.

Plano de Recuperação e Resiliência, República Portuguesa e Financiado pela União Europeia