O nosso planeta enfrenta grandes desafios económicos, sociais e ambientais. Consciente deste facto, o Politécnico de Lisboa segue os princípios da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, assumindo-se como um ator na implementação e transmissão de boas práticas neste âmbito e seguindo um modelo de desenvolvimento assente na sustentabilidade, inovação científica e tecnológica e na cooperação com a sociedade.
A integração dos princípios da sustentabilidade nas atividades diárias do IPL, é concretizada através da adesão a diferentes redes na área da sustentabilidade e da implementação dos Programas Eco-Escolas e EcoCampus, com a coordenação do Conselho Eco-Politécnico de Lisboa. Desde 2022, o Politécnico de Lisboa aposta, ainda, na monitorização da sustentabilidade através do UI GreenMetric World University Rankings Network.
Lisboa Capital Verde Europeia
O Politécnico de Lisboa assumiu o compromisso da Lisboa Capital Verde Europeia 2020, contribuindo com 19 medidas ambientais, para o alcance dos objetivos e metas definidas pela Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito do Plano de Ação para as Energias Sustentáveis e o Clima, a implementar até 2030.
Oferta formativa na área da Sustentabilidade
Numa iniciativa conjunta de 4 unidades orgânicas do Politécnico de Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) e Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), foi desenvolvido o Massive Open Online Course (MOOC), em "Sustentabilidade Ambiental – Mobilizar, Observar e Operacionalizar”, no qual são abordados diferentes temas, relevantes nesta área, como é o caso dos resíduos, água, energia, ar e ruído, tanto pelo o seu impacto no ambiente, assim como na saúde.