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Educação Básica (regime pós-laboral)

A licenciatura em Educação apresenta uma estrutura curricular abrangente, possibilitando aos estudantes definirem uma parte do seu percurso formativo, ao oferecer um amplo leque de Unidades Curriculares (UC) eletivas e ao proporcionar o desenvolvimento de atividades em contextos de educação diversificados no âmbito das UC de Iniciação à Prática Profissional (IPP). O corpo docente do curso é constituído por docentes que revelam sólida formação científica e pedagógica. É feito um acompanhamento sistemático de apoio aos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes.

Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico

Este mestrado visa formar professores profissionalizados para o Ensino de Educação Visual e Tecnológica no 2.º ciclo do Ensino Básico, habilitando-os do ponto de vista científico, artístico e pedagógico para desenvolver atividades expressivas artístico-visuais e tecnológicas no 1.º ciclo do Ensino Básico.

Educação Digital

A pós-graduação em Educação Digital é um curso exclusivamente a distância que prevê a realização de sessões em formato síncrono e assíncrono. Tem a duração de um ano letivo, organizado em dois semestres. Tem como objetivo geral a promoção da inovação de práticas pedagógicas em ambientes digitais, contribuindo ainda para a consolidação de uma comunidade de prática emergente na Escola Superior de Educação de Lisboa, na área da Educação Digital, através da partilha entre formadores/as e formandos/as das experiências desenvolvidas ao longo do curso.

 

Administração Educacional

O curso de mestrado em Administração Educacional visa desenvolver conhecimentos e competências associados à qualificação dos educadores de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário para o exercício de funções de administração e gestão escolar, nomeadamente, para o exercício do cargo de diretor de agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas públicas (de acordo com a legislação em vigor)* e de escolas privadas.

Intervenção Precoce

A Escola Superior de Educação de Lisboa no intuito de acompanhar a preocupação nacional e internacional de apostar na educação e na intervenção dos 0 aos 6 anos, propõe-se aprofundar e desenvolver esta área científica de formação e de investigação, criando o mestrado em Intervenção Precoce.

Educação Especial

O curso visa a formação de professores de educação especial, enquadrado pelo Decreto Lei nº 54/2018, capazes de promover processos de educação inclusiva. O curso comporta três grandes dimensões: a primeira, de caráter mais geral, aborda temas relacionados com os processos de inclusão; a segunda centrada nas respostas educativas para a população com problemas de cognição e multideficiência; e na terceira visa-se desenvolver competências de investigação necessárias à elaboração da Dissertação ou Projeto de Intervenção.

Educação Artística

Este mestrado, único no panorama da formação avançada em Portugal, distingue-se:

Educação Pré-Escolar

Este ciclo de estudos:

Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

O curso possibilita uma qualificação para a docência 

  • sustentada por práticas de ensino supervisionadas em contextos educativos nos níveis de ensino para que habilita; 
  • assumindo como referência os perfis de desempenho docente e os planos curriculares da educação básica.

No final do curso os estudantes deverão ser capazes de:

Didática da Língua Portuguesa no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico

O curso está organizado de forma a desenvolver competências adaptadas às exigências de um mundo profissional em rápida evolução, promovendo,  numa perspetiva transversal e integrada, a atualização do conhecimento científico e didático em áreas com destaque na investigação sobre o ensino de línguas, tais como: literacia emergente, literacia crítica, mediação de leitura, tecnologia digital, atividade metalinguística, leitura e escrita no currículo do Ensino Básico.

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