Processo Eleitoral do Conselho Geral 2024-2027
O Conselho Geral é um dos órgãos do Politécnico de Lisboa, constituído por 33 elementos:
- 17 professores e investigadores;
- 5 alunos; 1 funcionário;
- 10 são personalidades externas convidadas.
Promover a inserção na comunidade; ligação às atividades profissionais e empresariais, correspondentes à área de atuação das escolas do IPL, contribuindo para uma sólida formação profissional do ensino superior, são os principais objetivos da presença destes membros exteriores.
Uma das funções mais importantes do conselho geral é a eleição do presidente do IPL. Este órgão propõe iniciativas que considere necessárias ao bom funcionamento da instituição; elege o provedor do estudante, mediante proposta da federação académica do IPL e aprova o regulamento das suas atividades; autoriza o estabelecimento de consórcios; e homologa o regulamento disciplinar dos estudantes.
Sob proposta do presidente do IPL, o conselho geral aprova e fiscaliza a concretização do plano de atividades e o plano de ação para o quadriénio do mandato do presidente. Compete ao conselho geral a aprovação das linhas gerais de orientação da instituição nos planos científico, pedagógico, financeiro e patrimonial; pode ainda criar, transformar, cindir, fundir ou extinguir unidades orgânicas. É da responsabilidade deste órgão de gestão a aprovação da proposta de orçamento; as contas anuais consolidadas. Tem competências para fixar propinas devidas pelos estudantes; propor ou autorizar a aquisição ou alienação de património imobiliário da instituição, bem como as operações de crédito.
O conselho geral reúne-se quatro vezes por ano. O presidente do IPL pode ser convidado para as reuniões, sempre que se entenda que a sua presença é relevante, mas não tem direito de voto.
Consulta Pública
Contributos para alteração dos estatutos do Instituto Politécnico de Lisboa
Edital n.º 687/2022 de 20 de maio de 2022
Projeto de alteração dos Estatutos do Instituto Politécnico de Lisboa