O Politécnico de Lisboa pode conferir títulos honoríficos para a distinção de personalidades no âmbito das atividades académica e científicas desenvolvidas pela instituição.
Os títulos honoríficos contribuem para a projeção do IPL na sociedade e no meio académico nacional. A atribuição de Título de Especialista traduz a ligação do ensino politécnico, através das áreas de conhecimento ministradas, ao mundo do trabalho e à sociedade em geral.
Caraterísticas do perfil adequado à atribuição do Título Especialista Honoris Causa:
- experiência relevante na(s) área(s) de conhecimento da Escola proponente;
- experiência profissional com um mínimo de dez anos;
- reconhecimento da atividade social e humana face à comunidade;
- personalidade externa ao Politécnico de Lisboa.
“Domingos de Azevedo, Bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, recebeu, em novembro de 2011, o primeiro Título de Especialista Honoris Causa, atribuído pelo IPL, em reconhecimento do seu curriculum de elevada projeção nacional, contributo relevante para a credibilização de áreas do conhecimento do Politécnico de Lisboa, e pelos elevados serviços prestados à instituição, ao País e à comunidade.
"Dinarte Machado, é um dos três organeiros existentes em Portugal, recebeu em 2015, o Título de Especialista Honoris Causa, atribuído pelo IPL, pelo papel importante desempenhado no registo do património histórico português e na recuperação do património instrumental e do ensino organístico. O maior desafio da sua carreira foi restaurar 6 órgãos da Basílica de Mafra, considerado um conjunto único no mundo, aos quais dedicou 11 anos da sua vida."