O título de especialista, conferido pelas instituições de ensino superior politécnico, comprova a qualidade e especial relevância do currículo profissional numa determinada área para o exercício de funções docentes no ensino superior politécnico.
A atribuição do título, regulamentada pelo Decreto-Lei n.º 206 de 2009, é feita mediante a aprovação em provas públicas, por um conjunto de, pelo menos 3 estabelecimentos de ensino, ou por 2, acompanhados conjuntamente, com uma escola que ministre formação na área do título.
O título de especialista pode ser igualmente concedido por consórcios de politécnicos, desde que 3 deles ministrem formação na área de atribuição do título. As provas públicas são constituídas pela apreciação e discussão do currículo profissional dos candidatos e pela apresentação, apreciação crítica e discussão de um trabalho de natureza profissional, no âmbito da área em que são prestadas as provas.
O Politécnico de Lisboa, pode ainda, conferir títulos honoríficos para a distinção de personalidades no âmbito das atividades académica e científicas desenvolvidas pela instituição.
Legislação:
-
Despacho data limite pedidos realização de prova 28.02
-
Regulamento para Atribuição do Título de Especialista no Politécnico de Lisboa
-
Alteração do Regulamento para Atribuição do Título de Especialista no Instituto Politécnico de Lisboa - Despacho n.º14523/2011
-
Requerimento para pedido de atribuição de Título de Especialista