Pedro Moreira desenvolve a sua actividade como saxofonista, compositor, maestro, arranjador e docente. Para além de liderar o seu próprio grupo, colabora com várias outras formações, compõe em estilos como jazz, big band, música de câmara e orquestra, e colabora frequentemente como arranjador e director musical em várias áreas. Faz igualmente direcção de orquestra em vários contextos, nas áreas de jazz e música erudita.
Tem um Bachelor of Fine Arts em Jazz e música contemporânea, pela New School University e um Master of Music em composição, pelo Mannes College of Music, ambas de Nova Iorque, para além do curso de Formação Musical do Conservatório Nacional de Lisboa. Estudou ainda em diversos seminários com os saxofonistas Dave Liebman, Paul Jeffrey, Bill Pierce e outros. Recebeu o prémio Down Beat Music Student Award, nas categorias de "Best Jazz Group" e "Outstanding Performance" nos seus tempos de estudante em Nova Iorque.
Com o seu próprio grupo, ou com os seus irmãos Bernardo e João – Moreiras Jazztet e Moreiras Quinteto – conta desde 1985 com inúmeras actuações no Continente, Açores e Madeira, nomeadamente na generalidade dos festivais de jazz nacionais. No estrangeiro actuou em países como França, Grécia, EUA, Espanha, Costa de Marfim, Angola, Moçambique, África do Sul, Israel, Alemanha. Actuou também com Benny Golson, Eddie Henderson, Curtis Fuller, Freddie Hubbard, Dave Liebman, Joe Chambers em diversos contextos.
Participou igualmente nos grupos de Nelson Cascais, Bruno Santos, Zé Eduardo, Bernardo Moreira, André Fernandes, Septeto do Hot Clube e outros nomes do jazz português.
Colaborou como solista com a Orquestra Gulbenkian na peça Journey Into Jazz, de Gunther Schuller, e com o Coro Gulbenkian em vários programas dedicados a Duke Ellington e George Gershwin.
Foi director musical da Big Band do Hot Clube de Portugal de 1991 a 2009, com a qual realizou inúmeros concertos em todo o país. Foi assistente musical do maestro Robert Sadin em Nova Iorque. Como maestro trabalhou ainda com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestrutópica, Orquestra do Algarve, Big Band Nacional da Juventude, Ensemble Moderno do Conservatório Nacional, Orquestra Angrajazz. Foi o maestro e compositor convidado da European Youth Jazz Orchestra em 2004 numa tournée na Europa e no Brasil. Dirigiu a versão original da peça Rhapsody in Blue, de George Gershwin, com o pianista Jorge Moyano e o Ensemble de Jazz da ESML.
Como compositor tem peças executadas pela Orquestrutópica, Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, Orquestra de Jazz de Matosinhos, Apollo Saxophone Quartet, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Drumming, Coro Gulbenkian, Big Band do Hot Clube, para além das peças compostas para o seu próprio grupo. Escreveu igualmente para Camané e Cristina Branco.
Compôs igualmente música para teatro, nomeadamente as peças "Quando o Inverno Chegar", de José Luis Peixoto (encenação de Marco Martins, Teatro São Luiz), "De Homem para Homem", de Manfred Karge (encenação de Carlos Aladro, Teatro da Cornucópia), "Mega Tarts", espectáculo original de teatro musical em homenagem a Constança CapdeVille (Teatro São Luiz), “Two Maybe More”, de Sofia Dias e Vítor Roriz (encenação de Marco Martins, Teatro Maria Matos), e “Como Queiram” (encenação de Beatriz Batarda, Teatro São Luiz/Teatro Nacional São João). Participou igualmente na peça de Álvaro Zuniga "Sur Scène et Marne" no Instituto Franco-Português e Festival de Almada como músico e actor.
Foi Director da Escola Superior de Música de Lisboa, e coordenador da variante de jazz. Foi director pedagógico da Escola de Jazz do Hot Clube e docente do Conservatório Nacional de Lisboa, Instituto Piaget e curso de Jazz do Conservatório da Madeira. Realizou inúmeros cursos, workshops, conferências e seminários por todo o país.
Como arranjador e assistente musical colaborou, com Robert Sadin, em projectos de Herbie Hancock e Wayne Shorter. Noutras áreas musicais tem colaborado, com músicos como Cristina Branco, Camané, Xutos e Pontapés, Pedro Abrunhosa, Rodrigo Leão, Carlos do Carmo, Milton Nascimento, e outros. Foi director artístico do Festival de Jazz da Alta Estremadura de 2001 a 2009.
Pedro Moreira develops his activity as saxophonist, composer, conductor, arranger and teacher. In addition to leading his own group, he collaborates with several other bands, composing in styles such as jazz, big band, chamber music and orchestra, and often collaborates as arranger and music director in several areas. He also directs the orchestra in various contexts, in the areas of jazz and classical music.
He holds a Bachelor of Fine Arts in Jazz and Contemporary Music from New School University and a Master of Music in Composition from the Mannes College of Music, both from New York, as well as the Musical Training course at the Lisbon National Conservatory. He also studied in various seminars with saxophonists Dave Liebman, Paul Jeffrey, Bill Pierce and others. She received the Down Beat Music Student Award in the categories of "Best Jazz Group" and "Outstanding Performance" in her student days in New York.
With his own group, or with his brothers Bernardo and João - Moreiras Jazztet and Moreiras Quinteto - since 1985 he has performed extensively in the Continent, Azores and Madeira, in particular in the national jazz festivals. Abroad he has performed in countries such as France, Greece, USA, Spain, Ivory Coast, Angola, Mozambique, South Africa, Israel, Germany. He also performed with Benny Golson, Eddie Henderson, Curtis Fuller, Freddie Hubbard, Dave Liebman, Joe Chambers in various contexts.
He also participated in the groups of Nelson Cascais, Bruno Santos, Zé Eduardo, Bernardo Moreira, André Fernandes, Septeto of the Hot Club and other names of Portuguese jazz.
He collaborated as a soloist with the Gulbenkian Orchestra in Gunther Schuller's Journey Into Jazz and with the Gulbenkian Choir in several programs dedicated to Duke Ellington and George Gershwin.
He was musical director of the Big Band of Hot Clube de Portugal from 1991 to 2009, with which he performed numerous concerts throughout the country. He was musical assistant of the conductor Robert Sadin in New York. As conductor he also worked with the Lisbon Metropolitan Orchestra, Portuguese Symphony Orchestra, Orchestral Orchestra, Algarve Orchestra, National Youth Band, Modern Ensemble of the National Conservatory, Angrajazz Orchestra. He was the guest conductor and composer of the European Youth Jazz Orchestra in 2004 on a tour in Europe and Brazil. He directed the original version of George Gershwin's Rhapsody in Blue, with pianist Jorge Moyano and the ESML Jazz Ensemble.
As a composer he has pieces performed by Orquestrutópica, Contemporary Lisbon Music Group, Matosinhos Jazz Orchestra, Apollo Saxophone Quartet, Portuguese Symphonic Orchestra, Drumming, Gulbenkian Choir, Big Band of the Hot Club, as well as composite pieces for his own group . He also wrote for Camané and Cristina Branco.
He also composed music for theater, in particular the pieces "When Winter Comes" by José Luis Peixoto (staging by Marco Martins, São Luiz Theater), "Man for Man" by Manfred Karge (staging by Carlos Aladro, Teatro de la Cornucopia ), "Mega Tarts", original musical theater show in honor of Constança CapdeVille (Teatro São Luiz), "Two Maybe More" by Sofia Dias and Vítor Roriz (staging by Marco Martins, Maria Matos Theater) and "Como Queiram "(Staging by Beatriz Batarda, São Luiz Theater / São João National Theater). He also participated in Álvaro Zuniga's play "Sur Scène et Marne" at the Franco-Portuguese Institute and Almada Festival as a musician and actor.
He was Director of the Superior School of Music of Lisbon, and coordinator of the jazz variant. He was pedagogical director of the Hot Club Jazz School and lecturer at the National Conservatory of Lisbon, Instituto Piaget and Jazz course at the Madeira Conservatory. He has held numerous courses, workshops, conferences and seminars throughout the country.
As an arranger and musical assistant, he collaborated with Robert Sadin on projects by Herbie Hancock and Wayne Shorter. In other musical areas he has collaborated with musicians such as Cristina Branco, Camané, Xutos e Pontapés, Pedro Abrunhosa, Rodrigo Leão, Carlos do Carmo, Milton Nascimento, and others. He was Artistic Director of the Alta Estremadura Jazz Festival from 2001 to 2009.