A iniciativa é promovida pela Scholarly Publishing and Academic Resources Coalitionde, e tem como objetivo disseminar o Acesso Aberto ao conhecimento. Esta é a 9.ª edição da Semana Internacional do Acesso Aberto, este ano alusiva ao tema "Open in Action".
O Open Access ou Acesso Aberto traduz-se na disponibilização livre, na internet, de cópias gratuitas de artigos de revistas científicas revistos por pares (peer-reviewed), comunicações em conferências, relatórios técnicos, teses e documentos de trabalho.
Muitos vêem, erradamente, o Acesso Livre como a auto-publicação, ou uma forma alternativa para publicação a baixo preço. Mas o Acesso Aberto não é mais do que uma forma de tornar os resultados de investigação acessíveis de forma gratuita, online, para toda a comunidade científica.
Aumentar a visibilidade e o impacto da investigação desenvolvida com uma maior acessibilidade com o Acesso Livre, é um interesse claro das instituições de ensino superior, das unidades orgânicas e centros de investigação, bem como de docentes e investigadores.
As limitações ao acesso de documentos científicos levam à perda de eficiência do sistema de comunicação da ciência, e limitam o reconhecimento dos resultados alcançados pelos investigadores e instituições onde trabalham.
A disponibilidade da literatura científica em Acesso Livre para todos os investigadores é uma condição necessária para um sistema de comunicação científica que promova a disseminação e progresso científicos.
A Semana Internacional do Acesso aberto integra várias iniciativas em todo o país, que decorrem nas instituições aderentes.
Newsletter da Semana Internacional do Acesso Aberto 2016
O acesso aberto no Politécnico de Lisboa
O Repositório Científico do IPL surgiu em 2011 e foi integrado no mesmo ano no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP). Tem como objetivo divulgar a produção científica realizada pela comunidade académica do IPL, contribuindo para o aumento da visibilidade e impacto da investigação desenvolvida. Para além de assegurar o depósito da memória intelectual e científica, promove o livre acesso à informação. É pois um sistema de informação que armazena preserva, divulga e permite o acesso à produção intelectual nas unidades orgânicas do IPL.
Em 2016, o Repositório Científico do IPL já registou, até ao momento, um total de 502.519,8 downloads.