O ator Ruy de Carvalho, com mais de 80 anos de carreira que congrega teatro, cinema, rádio, televisão, e 97 anos de idade, foi homenageado, na Escola Superior de Teatro e Cinema, com a Medalha da Escola, no dia 19 de abril de 2024, perante uma plateia repleta de estudantes, familiares, amigos e membros das presidências e direções do Politécnico de Lisboa.
Visivelmente comovido a ator disse que estava “muito feliz de estar ali com pessoas que gostam do teatro, dos que gostam de representar ou dos que gostam de ver representar” e acrescentou “podia agradecer a homenagem com palavras, mas prefiro declamar um texto teatral” e assim o fez.
Do programa da sessão de homenagem fez parte a intervenção da professora e investigadora Eugénia Vasques onde falou sobre o ator, centrando-se nos tempos em que foi estudante da Escola de Teatro do Conservatório Nacional, antecessora da ESTC.
Na ocasião também foi inaugurada a exposição “Ruy de Carvalho na Escola de Teatro do Conservatório Nacional (1946-1951)”, que reúne um conjunto de fotografias e documentos do percurso do ator pelo Conservatório, caracterizada como sendo uma exposição “singela” nas palavras de Emídio Buchinho, presidente da ESTC.
“Cordialidade, solidariedade e disponibilidade”, são aspetos da personalidade de Ruy de Carvalho, frequentemente assinalados, por quem convive e trabalha com ele, disse a investigadora.
Ao longo da pesquisa sobre a história de Ruy de Carvalho, Eugénia Vasques detetou do que leu e das fotografias que observou, que “tudo isto justifica a capacidade que o próprio tem em se colocar em segundo lugar em pano de fundo, invisível mas visível artisticamente, sobrevivendo, resistindo, porém, apresenta-se como uma rocha num arte na qual onde não se constroem carreiras mas se alinham”, disse.
Ao longo da apresentação o homenageado foi intervindo acrescentando pormenores à história sobre o seu percurso, deixando alguns conselhos para a plateia. Sem querer recorrer a microfone, o ator recordou que um ator fala alto. Ruy de Carvalho pediu à plateia para não se esquecerem que “representar em teatro ou na televisão é a mesma coisa, as técnicas é que são diferentes. No teatro o ator tem de saber projetar a voz.”, finalizou o ator.
A homenagem ao ator terminou com a atuação do Coro da ESTC e com um porto de honra.
Flickr photos from the Inauguração da Exposição "Ruy de Carvalho na Escola de Teatro do Conservatório Nacional (1946-1951)” album.
Ver galeria no flickr
Texto de VG / GCI
Imagens de DS / GCI