Formação no ambito da mentoria

O Politécnico de Lisboa tem apostado na integração dos seus novos estudantes através do Programa Mentori@IPL, que completou a sua terceira edição no ano letivo de 2023/2024. Este programa interpares envolve a participação de estudantes do 2.º, 3.º e 4.º ano, que assumem o papel de mentores, orientando e apoiando estudantes do 1.º ano no seu percurso académico. Nas três primeiras edições, o programa envolveu mais de 1.300 estudantes e abrangeu seis Escolas do Politécnico de Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), Escola Superior de Dança (ESD), Escola Superior de Saúde e Tecnologias de Lisboa (ESTeSL), Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL), Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL)

A análise dos resultados das avaliações realizadas às várias edições, permitiu evidenciar o impacto positivo do programa, com 68% dos participantes a expressarem satisfação com o mesmo. Entre os aspetos mais valorizados pelos mentores e mentorandos, destacam-se a criação de um forte sentido de comunidade e os laços de apoio estabelecidos entre colegas, que ajudam a facilitar a adaptação ao ambiente académico. Um dos mentores participantes sublinhou: "Este programa é ótimo para a integração dos alunos novos. Estes têm a oportunidade de ter algum auxílio tanto a nível académico como social."

Outro ponto forte do Mentori@IPL é o seu impacto no desenvolvimento pessoal dos mentores, que beneficiam desta experiência ao adquirir competências de liderança e comunicação. Muitos deles sublinham que, ao ajudarem os mentorandos, acabam por aprender também com as suas experiências e desafios.

MG 3990

Com um Plano de Formação anual, o Programa Mentori@IPL tem proporcionado aos seus participantes a frequência gratuita de Workshops em temas como a Comunicação, o Pensamento Crítico, Relações Interpessoais, Motivação, Métodos de Estudo, Gestão do Tempo, entre outros. Consolidando-se como uma ferramenta essencial na promoção do sucesso académico, na prevenção do abandono escolar e no desenvolvimento de competências transversais. O crescimento significativo do número de participantes, sobretudo de mentorandos, que subiu de 442 na 2.ª edição para 614 na 3.ª edição​, reflete o sucesso e a crescente valorização do Mentori@IPL no contexto académico do Politécnico de Lisboa.