Politécnico Lx #2. Dia de música, comunicação e educação

A Academia Politécnico LX continua e hoje foi dia de visitar o campus de Benfica do IPL, local onde podemos encontrar a Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), a Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) e a Escola Superior de Música de Lisboa (ESML). Enquanto na ESCS, os nossos participantes iam passar pelo mundo da comunicação, na ESML iam dar o seu primeiro mergulho no mundo das artes e entrar em contacto com a música e na ESELx puderam descobrir diferentes vertentes do mundo da educação.

Na ESCS, os participantes foram recebidos pelo Vice-Presidente da ESCS, Manuel Batista, que lhes deu as boas-vindas à escola, onde iam realizar atividades para “conhecer e perceber o ambiente da ESCS”. Sobre as atividades planeadas, disse que os participantes estavam “entregues às pessoas certas para conhecer uma escola virada para o ensino do saber fazer e estudar”. “Cá estaremos para vos acolher”, concluiu Manuel Batista.

Politécnico Lx #2. Dia de música, comunicação e educação

Seguimos para o estúdio de rádio onde se ia gravar um podcast. Com microfones e mesas de mistura, os nossos participantes tiveram a oportunidade de improvisar uma pequena faixa de áudio onde falavam sobre a Academia Politécnico Lx, dando-se também a conhecer e a mostrar os jornalistas que têm dentro deles.

Pé ante pé e continuámos este percurso, para desta vez conhecer a ESML, onde fomos acolhidos pela subdiretora da Escola, Teresa Rombo. A música estava sempre em plano de fundo e na Escola foi possível ver alunos a preparar as suas avaliações, ver instrumentos musicais como o violino e o piano, visitar o auditório onde estava a decorrer um pequeno ensaio e aprender a arte da composição, unido as palavras à melodia.

Línguas e Educação

Prontos para testar as cabeças? É bom que sim, pois para conhecermos o Centro de Línguas e Cultura (CLIC) vamos ter um “Quem Quer Ser Milionário”. Falando com a FORUM, a diretora do CLIC, Antónia Estrela, partilhou como esta atividade ia ajudar os participantes a “perceber a importância das línguas para o seu futuro”.

A atividade decorreu no auditório da ESELx, local onde a seguir fomos também recebidos pela Presidente da Escola, Carla Rocha. Ao dar as boas-vindas aos participantes, Carla Rocha explicou que as atividades a ser realizadas iam mostrar a “ampla gama de formação” da ESELx.

Terminadas as boas-vindas, começou a visita pela ESELx, onde os participantes, divididos por equipas, puderam experimentar diferentes atividades, desde o Retrato, ao Graffiti, à Música, ao Teatro e à Dança.

Politécnico Lx #2. Dia de música, comunicação e educação

No Retrato, os participantes ensaiaram as suas melhores poses e sorrisos, para aprenderem a tirar uma foto com a qual iam poder relembrar esta semana. No Graffiti, puderam, na teoria, aprender sobre o que diferencia estes artistas, as diferentes formas de arte que podem fazer e as assinaturas que os distinguem. No Teatro e Música houve a possibilidade de experimentar diferentes instrumentos de percussão e brincou-se com as sombras. Para finalizar, na Dança, em grupo, os participantes aprenderam alguns passos de dança para conseguirem fazer uma coreografia ao som da música Happy, de Pharrell Williams.

Porque as atividades ainda não estavam concluídas e era necessário soltar os músculos para o arraial que estava para acontecer, os participantes tiveram uma aula com instrutores do Fitness Hut de Benfica.

Começou então o tão esperado arraial, à frente da ESELx, houve música, comida e muita animação. Desde coreografias a um aniversário, esta certamente foi uma noite inesquecível para os nossos participantes.

Politécnico Lx #2. Dia de música, comunicação e educação

Amanhã o dia passa pela dança, pelo teatro e cinema. Vamos conhecer a Escola Superior de Dança, localizada no campus do ISEL e a Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), na Amadora. O dia vai concluir com uma aula de ioga e um piquenique no anfiteatro Keil do Amaral, em Monsanto.

Texto e imagens de Fórum Estudante