“É um bom exemplo como um congresso pode resultar num produto, em termos científicos e pedagógicos, quer para os profissionais da área que cobre diferentes áreas das ciências sociais e ciências empresariais”, refere Maria Amélia Marques, docente do Politécnico de Setúbal, a propósito do livro "Management, Hospitality and Tourism".
A obra, editada na coleção Estudos e Reflexões do Politécnico de Lisboa e lançada no dia 25 de junho, resulta de uma parceria com a Universidade do Algarve com a interação de diversas áreas científicas. “Engloba uma série de áreas diversificadas que cobre a maioria dos nossos cursos desde a fiscalidade, a ética, às questões do direito, o turismo.”, disse Maria Amélia Marques na apresentação do livro que engloba um conjunto de textos desenvolvidos a partir de algumas das comunicações originalmente apresentadas à X Postgraduate Conference in Management, Hospitality and Tourism 2019, que tem como objetivo a divulgação de trabalhos de investigação na área de gestão e turismo.
Com edição de Ana Renda, Fernando Seabra, Francisco Domingos, Jorge Rodrigues, Pedro Pinheiro e Rita Baleiro, o livro inclui a participação de jovens investigadores que “encontraram aqui uma oportunidade para passar a escrito o seu trabalho”, refere José Cavaleiro Rodrigues, pró presidente Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo e destaca a importância deste aspeto na renovação das áreas de saber, “é muito importante para o avanço do conhecimento e para nós enquanto produtores do conhecimento no Politécnico de Lisboa”, disse o responsável pelas edições em livros da instituição.
Na sessão, realizada em formato híbrido, Elmano Margato, o presidente do Politécnico de Lisboa, frisou o contributo do Politécnico de Lisboa na publicação de livros que sejam reconhecidos com valor por entidades externas.
O livro "Management, Hospitality and Tourism" é também um exemplo “como é importante dar acesso e publicar o que é feito”, disse Maria Amélia Marques principalmente quando “Sabemos o quanto é difícil fazer investigação neste subsistema.” A obra vai ainda servir “de suporte às unidades curriculares e deve ser útil à investigação e profissionais e associações quer empresariais, quer profissionais” acrescenta a docente do Politécnico de Setúbal.
O docente Jorge Rodrigues, um dos autores do livro, e presidente do conselho científico do ISCAL, sensibilizou para a importância da divulgação da obra e disseminação deste conhecimento “pelas bibliotecas de outras casas”.
Texto de VG-GCI-IPL
Fotos de Bárbara Rolo/estagiária GCI-IPL
Flickr photos from the Lançamento do livro "Management, Hospitality and Tourism" da Coleção Estudos e Reflexões album.
Ver no flickr