No passado dia 30 de outubro, decorreu, no Auditório Vítor Maceira, a cerimónia de lançamento da Cátedra UNESCO em Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania, da Escola Superior de Comunicação Social/Politécnico de Lisboa.
A Cátedra, a primeira na área da Comunicação e da Literacia Mediática, que, no ano passado, obteve luz verde da Comissão Nacional da UNESCO, visa promover a compreensão crítica dos media, a capacitação dos cidadãos para uma participação ativa e consciente na sociedade, bem como a criação de um ambiente comunicacional ético e democrático. A Prof.ª Doutora Fernanda Bonacho e o Prof. Doutor João Abreu assumem, respetivamente, os papéis de Chair e Co-Chair da Cátedra UNESCO. Nas palavras dos titulares, o propósito da iniciativa passa por “fazer uma diferença positiva, tão necessária nos dias de hoje, nas áreas da Comunicação, do Jornalismo e dos Media”.
A sessão de abertura contou com as intervenções do Presidente da ESCS, Prof. Doutor André Sendin, do Vice-Presidente do Politécnico de Lisboa (IPL), Prof. Doutor Manuel Matos, e da Secretária Executiva da Comissão Nacional da UNESCO, Dr.ª Rita Brasil de Brito. André Sendin salientou a “projeção internacional” da Cátedra, a qual reforça o “propósito” da Escola, no que diz respeito à área da Investigação. Por sua vez, Manuel Matos deu voz ao “reconhecimento do IPL quanto ao esforço da ESCS na conquista da Cátedra”. Em representação do Presidente da Comissão Nacional da UNESCO, Rita Brasil Sobral relevou a “grande expectativa na colaboração” da UNESCO com a ESCS, no seio do projeto.
A cerimónia incluiu, ainda, duas conferências proferidas por personalidades relevantes, a nível nacional e internacional, nas áreas da Comunicação e da Literacia Mediática: Maria Augusta Babo (investigadora da Universidade Nova de Lisboa) e Paolo Celot (membro fundador e secretário-geral do EAVI – Media Literacy for Citizenship). Maria Augusta Babo, que dissertou sobre algumas das temáticas inerentes à Cátedra, apelou a que a iniciativa “contribua para a emancipação dos indivíduos”, reforçando “o [seu] papel na construção de uma cidadania consciente”. Já Paolo Celot falou sobre a importância da literacia digital no panorama mundial e defendeu que “temos de pressionar a política para haver uma mudança sistémica” no que toca às políticas que promovem a literacia mediática.
Do programa, destaca-se, ainda, o momento cultural protagonizado por estudantes e docentes da Licenciatura em Música na Comunidade, ministrada pelas Escolas Superiores de Educação (ESELx) e de Música (ESML), do Politécnico de Lisboa.
Texto: Serviço de Comunicação (Gabcom)
Fotografias: Serviço de Comunicação (Gabcom)