isel_competenciais_digitais

O curso PRODIGI: Rumo ao Futuro - Programa de Formação em PROgramação, Informação e Cidadania DIGItal é destinado sobretudo a jovens e adultos com formação de base em áreas não CTEAM - Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática e a profissionais com a mesma formação, interessados em lecionar no ensino básico e secundário na área das TIC - Tecnologias de Informação e Comunicação.

O curso, com início em janeiro de 2025, será gratuito para os formandos com este perfil, sendo possível, ainda, a candidatura a apoios à formação.

O PRODIGI é financiado pelo programa "Reforço das Competências Digitais", Impulso Mais Digital, no âmbito do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, contando com docentes do Instituto Superior Técnico (IST), Faculdade de Ciências (FC) e Instituto de Educação (IE), da ULisboa, e do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), do Politécnico de Lisboa.

A coordenação científica cabe a docentes e investigadores da ULisboa e IPL, designadamente os Professores Cláudia Antunes (ULisboa/IST), Isabel Nunes (ULisboa/FC), João Piedade (ULisboa/IE), Cátia Vaz (IPL/ISEL) e Cátia Rijo (IPL/ESELx).

Destinatários

Os destinatários do curso são jovens e adultos já inseridos no mercado de trabalho, atuais estudantes do ensino superior e profissionais que pretendam ser docentes na área das TIC. O perfil prioritário é o daqueles que detêm formação de base nas áreas científicas referidas (por exemplo, ciências sociais, comércio e direito, humanidades, educação, saúde e proteção social). Outros profissionais e estudantes podem candidatar-se, sob condições a divulgar em breve.

Uma das particularidades do curso é a formação de docentes na área das TIC, com módulos de didática da informática, para adequar às necessidades dos alunos do ensino básico e secundário.

Módulos

O programa tem um caráter flexível. Inclui 22 módulos, distribuídos por várias áreas:

• Pensamento Computacional: Fundamentos da Programação, Estruturas de Dados, Programação de Sistemas Autónomos, Algoritmos e Complexidade
  • Inteligência Artificial: Fundamentos de Inteligência Artificial, Introdução à Ciência de Dados, Fundamentos de Recuperação de Informação
  • Sistemas e Segurança: Fundamentos de Sistemas Operativos, Fundamentos de Redes de Comunicação, Fundamentos de Segurança
  • Engenharia de Software: Fundamentos de Base de Dados, Técnicas de desenvolvimento de SW, Programação para a Web, Programação para Dispositivos Móveis
  • Experiência do Utilizador: Design para a Web, Modelação 3D e Realidade Virtual, Multimédia
  • Ética: Tecnologia e Sociedade
  • Didática da Informática: Princípios de Didática da Informática, Pensamento Computacional e Robótica Educativa, Ambientes Educativos Digitais no Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, TIC Aplicadas ao Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico.
  • Projeto Integrador, a realizar no final da formação.

Os formandos podem escolher entre módulos individuais, de acordo com os seus interesses e formação prévia, numa lógica de micro-credenciais, ou percorrer o programa completo, assegurando uma formação robusta em competências digitais. A certificação fará referência aos ECTS obtidos.

Modo de funcionamento

O curso será oferecido de forma online, com base em MOOCs (Massive Open Online Courses), permitindo uma organização flexível do tempo de aprendizagem. Embora seja possível realizar a formação inteiramente à distância, os estudantes têm a opção de participar em aulas práticas presenciais.

Calendário e candidaturas

O curso decorre entre janeiro de 2025 e março de 2026.

O calendário detalhado será divulgado em breve.

Para receber mais detalhes sobre o curso, incluindo o processo de candidatura, pode inscrever-se aqui.