Com o intuito de melhorar a qualificação e formação dos recursos humanos do Politécnico de Lisboa e fortalecer a cooperação entre as suas Escolas, dois objetivos estratégicos do IPL para 2021-2024, foi dinamizado entre outubro e novembro, o #IPLGO, um Programa de Formação de Quadros.
Através de uma lógica colaborativa, um total de 60 funcionários não docentes, com experiências e áreas de trabalho diversas, que desempenham, na sua maioria, funções na categoria de dirigente nos Serviços da Presidência, nas Escolas e nos Serviços de Ação Social, reuniram-se, ao longo de 6 semanas, para dar resposta a um conjunto de desafios, ao nível da “Identidade e Comunicação”, “Eficiência Administrativa” e “Inovação”, com a meta de tornar o Politécnico de Lisboa mais eficiente e reconhecido.
Tendo sido utilizadas Técnicas de Geração de Ideias e Design Thinking para desenvolvimento de projetos e seguindo abordagens ágeis, pretendeu-se capacitar os participantes para trabalhar com metodologias que permitam desenvolver soluções de forma eficaz e eficiente, resolvendo problemas reais.
O resultado desta ação culminou num Encontro final de apresentação de seis projetos, no Anfiteatro da Escola Superior de Educação de Lisboa. O júri constituído pelos presidentes e diretores das Escolas do IPL e presidido pelo Dr. Natanael Vinha, membro co-optado do Conselho Geral do IPL e Chefe de Gabinete da Secretária de Estado da Administração Pública, considerando a qualidade e afinidade em termos dos temas abordados, escolheu os projetos 1 e 6, tendo as equipas sido desafiadas para, em conjunto, concretizar as ideias propostas.
Nas palavras de Mafalda Andrade, Chefe de Divisão dos Serviços Académicos da ESCS, “no #IPL_Go, o desafio proposto criou e fortaleceu os laços e a rede de trabalho entre os não docentes do IPL.”. Já para Silvia Alves, Diretora de Serviços do Departamento de Gestão Financeira dos Serviços da Presidência, a experiência #IPL_Go foi iniciada com expectativa e motivação de participar em algo inovador para o Politécnico de Lisboa. Concluído o projeto afirma que “Conheci colegas de quem apenas conhecia o nome, outros que nem o nome sabia e criámos laços através do desenvolvimento de uma ideia para ultrapassar um problema que afinal todos sentíamos”.
A iniciativa #IPL_Go foi dinamizada em colaboração com BTEN, empresa de consultoria que tem apoiado o Politécnico de Lisboa em projetos relacionados com o empreendedorismo e a inovação.