21.12.2022
Iniciativa #IPL_Go desafia não docentes do Politécnico de Lisboa

Com o intuito de melhorar a qualificação e formação dos recursos humanos do Politécnico de Lisboa e fortalecer a cooperação entre as suas Escolas, dois objetivos estratégicos do IPL para 2021-2024, foi dinamizado entre outubro e novembro, o #IPLGO, um Programa de Formação de Quadros.

Através de uma lógica colaborativa, um total de 60 funcionários não docentes, com experiências e áreas de trabalho diversas, que desempenham, na sua maioria, funções na categoria de dirigente nos Serviços da Presidência, nas Escolas e nos Serviços de Ação Social, reuniram-se, ao longo de 6 semanas, para dar resposta a um conjunto de desafios, ao nível da “Identidade e Comunicação”, “Eficiência Administrativa” e “Inovação”, com a meta de tornar o Politécnico de Lisboa mais eficiente e reconhecido.

Tendo sido utilizadas Técnicas de Geração de Ideias e Design Thinking para desenvolvimento de projetos e seguindo abordagens ágeis, pretendeu-se capacitar os participantes para trabalhar com metodologias que permitam desenvolver soluções de forma eficaz e eficiente, resolvendo problemas reais.

O resultado desta ação culminou num Encontro final de apresentação de seis projetos, no Anfiteatro da Escola Superior de Educação de Lisboa. O júri constituído pelos presidentes e diretores das Escolas do IPL e presidido pelo Dr. Natanael Vinha, membro co-optado do Conselho Geral do IPL e Chefe de Gabinete da Secretária de Estado da Administração Pública, considerando a qualidade e afinidade em termos dos temas abordados, escolheu os projetos 1 e 6, tendo as equipas sido desafiadas para, em conjunto, concretizar as ideias propostas.

Nas palavras de Mafalda Andrade, Chefe de Divisão dos Serviços Académicos da ESCS, “no #IPL_Go, o desafio proposto criou e fortaleceu os laços e a rede de trabalho entre os não docentes do IPL.”. Já para Silvia Alves, Diretora de Serviços do Departamento de Gestão Financeira dos Serviços da Presidência, a experiência #IPL_Go foi iniciada com expectativa e motivação de participar em algo inovador para o Politécnico de Lisboa. Concluído o projeto afirma que “Conheci colegas de quem apenas conhecia o nome, outros que nem o nome sabia e criámos laços através do desenvolvimento de uma ideia para ultrapassar um problema que afinal todos sentíamos”.

A iniciativa #IPL_Go foi dinamizada em colaboração com BTEN, empresa de consultoria que tem apoiado o Politécnico de Lisboa em projetos relacionados com o empreendedorismo e a inovação.

Projeto 1 – POLI, sistema inteligente Projeto 2 – De dentro para fora, somos um só

Projeto 1 – POLI, sistema inteligente

Projeto 2 – De dentro para fora, somos um só

Projeto 3 – IPL_Joy (Desdizitalização) Projeto 4 – SMART FAQ’s

Projeto 3 – IPL_Joy (Desdizitalização)

Projeto 4 – SMART FAQ’s

Projeto 5 – O Tal Canal Projeto 6 – Adeleide, plataforma agregadora

Projeto 5 – O Tal Canal

Projeto 6 – Adeleide, plataforma agregadora

Flickr photos from the Sessão de encerramento do IPLGO album.

Sessão de encerramento do IPLGO by Politécnico de Lisboa

Sessão de encerramento do IPLGO by Politécnico de Lisboa uploaded on 25 Nov 2022

Ver no flickr