O workshop dirigido aos docentes da Escola Superior de Comunicação Social, teve como objetivo dar a conhecer estratégias para promover a aquisição de competências no campo do pensamento crítico, nos estudantes da área da Comunicação. Kristen Shielle, professora de Marketing Digital da University of Southern California, foi a responsável pelo workshop realizado a 10 de maio. A especialista em Social Media e Mobile Marketing está na Escola do Politécnico de Lisboa, durante este semestre, ao abrigo de uma bolsa Fulbright de Communication and Media Studies.
“É um sonho tornado realidade estar em Portugal”, começou por referir Kristen Shielle, na abertura do workhop, uma iniciativa que se enquadra nas Linhas de Investigação da ESCS, a que se juntaram as coordenações dos mestrados em Publicidade e Marketing e em Gestão Estratégica das Relações Públicas e da licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial.
Kristen incentivou os docentes da ESCS a incorporar o uso de conceitos e ideias nas aulas, centrados na filosofia de design thinking, uma abordagem ou metodologia que recorre à criatividade para resolver problemas de forma diferenciada, com o foco na obtenção de resultados. A docente acredita que estimular os alunos a usar esta ferramenta permite mudar a forma como resolvem problemas, mais centrada nas pessoas. “Esta abordagem é diferente porque coloca o foco nas pessoas ao invés do foco nos problemas”, referiu. “Tudo o que fazemos no mercado é pensar nas pessoas”, disse explicando a importância de humanizar as marcas, recorrendo à empatia para o fazer.
Do ponto de vista da inovação, para Kristen Shielle, a estratégia começa numa aproximação com os utilizadores e na observação das suas atividades, o que que vai permitir desenhar a melhor solução. Deu como exemplo a aposta das marcas no webdesign – “um site institucional pode ser muito atrativo do ponto de vista gráfico, mas se não servir o propósito dos utilizadores não é eficaz”.
Para a docente de Marketing Digital, a verdadeira inovação assenta no que é humanamente desejado, tecnologicamente exequível e economicamente viável, tendo presente que o importante, do ponto de vista do negócio, “é pensar o que podemos fazer pelas pessoas e não o que elas nos vão comprar”. Neste contexto enfatizou a empatia como competência fundamental para o processo de design thinking.
No final, Kristen Shielle falou da experiência em Portugal e na ESCS, considerando estar a permitir desenvolver novas perspetivas, não só do ponto de vista académico, mas a nível pessoal.
Texto de CSS/GCI IPL
Imagens de RC/estagiária GCI IPL