A inauguração decorreu a 19 de fevereiro, no Campus do ISEL, onde estão as atuais instalações da Escola Superior de Dança, e juntou os vice-presidentes do Politécnico de Lisboa (IPL), o diretor da ESD, o presidente do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL, bem como alguns docentes e membros de vários órgãos da Escola artística.
“Este estúdio é para a comunidade, não só para os alunos como os professores que estão na escola, mas para todos os que passaram por aqui e outros que venham a passar”, reforçou o dirigente da Escola artística, para quem este estúdio configura o final da mudança temporária para o Campus do ISEL. “A mudança acaba aqui, mas desejamos mais e melhores instalações”.
Samuel Rego, ainda que não tenha acompanhado de início a transferência de instalações, do Bairro Alto para o ISEL, agradeceu ao presidente da instituição, José Nascimento, “por toda a abertura e disponibilidade que têm tido para com a ESD”.
António Belo, vice-presidente do Politécnico de Lisboa, ressaltou o apoio dado pelo ISEL, na altura da “mudança em tempo record”. Sobre o novo Estúdio B1 da Escola Superior de Dança, o vice-presidente referiu que o “espaço vem acrescentar melhorias, mas os votos são para que o espaço “não seja usado durante muito tempo e que rapidamente tenham casa própria".
O presidente do ISEL, que fez questão de estar presente na inauguração informal do novo estúdio, devolveu o agradecimento, dizendo que a ESD não é um inquilino, “para mim fazem parte desta casa, nós é que temos que agradecer a vossa vivência neste campus”. José Nascimento garantiu que o ISEL vai continuar a fazer o que for possível para que estejam dentro destas instalações que sintam cómodos”. “A Escola Superior de Dança trouxe muita cor a estas instalações”.
No dia da inauguração do Estúdio B1 da ESD, realizou-se uma masterclass de Música para professores de Dança, com Humberto Ruaz, organizada pela Primeira Posição - Associação de Escolas e Professores do Ensino Artístico Especializado de Dança. “Pensei que seria um bom momento para retribuir à comunidade o que fazem pela Dança”, referiu Samuel Rego, diretor da ESD, sobre a cedência de espaço.
A construção do Estúdio B1 da Escola Superior de Dança, está inserida no Projeto Next Level Higher Education for All @Politénico de Lisboa, no âmbito dos programas “Impulso Jovens STEAM” e “Impulso Adultos”, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Texto de CSS/GCI IPL
Imagens de DS/GCI IPL