A homenagem ao professor e um dos fundadores da Escola Superior de Dança decorreu entre 4 e 8 de abril, através do ciclo de espetáculos de apresentação de peças de criação coreográfica que resultaram do trabalho de docentes e estudantes da licenciatura em Dança.
O Ciclo Gil Mendo teve como objetivo dar a conhecer ao público, o resultado do trabalho desenvolvido por docentes e estudantes durante cinco semanas. Os espetáculos dividiram-se entre os Estúdios da Escola Superior de Dança, em Marvila e o Teatro Thalia.
Nos dias 7 e 8 de abril, o Teatro Thalia, nas Laranjeiras, foi palco da coreografia “Infindo”, de Amélia Bentes, docente da Escola Superior de Dança e coreógrafa. A criação coreográfica, interpretada por alunos do 1.º ano da licenciatura em Dança da ESD, foi inspirada na passagem do tempo, nos significados que lhe são atribuídos, e nas experiências passadas que se tornam inalteráveis, segundo uma sinopse da obra.
O presidente do Politécnico de Lisboa, Elmano Margato e o diretor da Escola Superior de Dança, Samuel Rego, foram algumas das figuras que assistiram ao espetáculo de sexta-feira, dia 8 de abril, último dia do Ciclo Gil Mendo.
Sobre Gil Mendo
Estudou dança no Centro de Estudos de Bailado do Instituto de Alta Cultura, Teatro Nacional de São Carlos, entre 1969 e 1972, sob direção de Anna Ivanova e David Boswell. Entre 1972 e 1975 formou-se em coreologia pelo Benesh Institute of Choreology, Londres.
Foi professor da Escola de Dança do Conservatório Nacional entre 1976 e 1986, onde integrou várias comissões diretivas. Foi membro fundador da Escola Superior de Dança onde ensinou entre 1986 e 2014, tendo sido Presidente do Conselho Técnico-Científico, Presidente do Conselho Pedagógico, Presidente da Mesa da Assembleia de Representantes e Coordenador do Curso de Licenciatura em Dança da ESD. Em 1990 foi um dos fundadores do Fórum Dança.
Em 1990 e 1991 foi consultor para a Dança do Comissariado Europália 91-Portugal.
Foi consultor para a Dança da Fundação das Descobertas/Centro Cultural de Belém de 1993 a 1995.
Pertenceu à Comissão Instaladora do Instituto Português das Artes do Espectáculo, Ministério da Cultura, entre 1996 e 1998, e de 1998 a 2001 foi Coordenador do seu Departamento de Dança.
Foi ativo em redes internacionais de artes do espectáculo durante a década de 1990 e início da década de 2000, nomeadamente como membro do IETM – Informal European Theatre Meeting desde 1990 (e membro do seu comité executivo de 1991 a 1993), membro fundador e perito do Roberto Cimetta Fund for the Mobility of Artists and Professionals of the Mediterranean, perito do fundo para distribuição e produção da DBM – Danse Bassin Métitérrannée, além de outras atividades pontuais, como a co-organização de Mostras de Dança Portuguesa em Madrid, Glasgow e Bona e a participação em conferências e júris internacionais.
Foi Programador de Dança da Culturgest, Lisboa, de Maio de 2004 a Setembro de 2017.
Fonte: Escola Superior de Dança
Imagens de DS/GCI IPL