A Futurália abriu ao público a 30 de março, e o stand do Politécnico de Lisboa, localizado no Pavilhão 1, encheu-se de visitantes, que ao longo do dia, procuraram saber mais sobre a oferta formativa das 8 escolas e participar nas várias atividades. O presidente da instituição, Elmano Margato, fez questão de visitar o espaço, acompanhado de alguns membros da equipa da presidência.
O primeiro dia ficou marcado pela aula de jornalismo radiofónico a cargo de Francisco Sena Santos, docente da Escola Superior de Comunicação Social e jornalista da Antena 1. Os estudantes de Jornalismo tiveram oportunidade de entrevistar Ana Cristina Perdigão, diretora da Agência Nacional Erasmus, que visitou o stand do IPL.
Para além dos quizzes dinamizados pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) e do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL), que cativaram os participantes, no palco do Politécnico de Lisboa, esteve Rita Pico, docente de Design de Cena da Escola Superior de Teatro e Cinema, com uma sessão de caracterização ao vivo.
Os estudantes da ESTeSL dinamizaram a atividade Fisioterapia em movimento, que cativou os visitantes e animou o espaço do Politécnico de Lisboa.
O Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, com a vasta oferta formativa, apostou na realização de atividades ligadas à robótica, química, física e impressão em 3 D. O veículo ISEL Formula Student, em exposição no stand do IPL, suscitou a curiosidade dos visitantes.
Da Escola Superior de Educação de Lisboa, surgiu uma iniciativa levada a cabo por alunos de Artes Visuais e Tecnologias, que mostraram como pintar com cabos de vassoura.
No auditório do Pavilhão 1, dedicado à sustentabilidade, o IPL dinamizou a talk alusiva ao tema Cidade e Comunidades Sustentáveis. Conduzida por Maria João Escudeiro, vice-presidente do Politécnico de Lisboa, a talk abordou a experiência do Eco Politécnico de Lisboa e todas as iniciativas feitas, até ao momento.
Para amanhã espera-se, novamente, casa cheia, e muito mais atividades de interação com os visitantes da feira de oferta formativa.