Politécnico Lx #5. Criatividade e descoberta marcaram o último dia

Após mais uma noite de descanso, começámos o último dia da Academia Politécnico Lx. As despedidas já tinham começado na noite anterior, as camisolas já iam aparecendo assinadas antes mesmo de começarmos as últimas atividades.

A manhã de sexta-feira começou no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL), onde fomos recebidos pelo seu Presidente, Pedro Pinheiro, que nos deu as boas-vindas à Escola e contou-nos alguma da história desta instituição, que celebrou em 2024 os 265 anos de existência. A Escola conta neste momento com um universo de mais de 3500 estudantes, que frequentam os cursos de Licenciatura e Mestrado e pós-graduação e possui “uma taxa de 98% de empregabilidade”.

Feitas as apresentações, era altura de seguirmos para a Sala da Criatividade onde os participantes iam desenvolver as suas ideias antes de as apresentarem ao “Tanque dos Tubarões” que os aguardava numa sala à parte. A ideia que tinha de ser trabalhada era a criação de uma barrita de cereais. Detalhes como o público-alvo e o dinheiro que precisavam para iniciar o seu projeto eram algumas das características que iam ser abordadas durante a apresentação.

Politécnico Lx #5. Criatividade e descoberta marcaram o último dia

Houve criatividade em abundância neste momento. Cartolinas, canetas coloridas, blocos de notas, debates, trocas de ideias, fizeram-se esboços e durante aproximadamente uma hora, sete grupos desenvolveram as suas ideias. Podemos avançar que até houve espaço para a criação de embalagens especiais para o lançamento destas ideias.

Um a um, os grupos iam subindo ao Tanque dos Tubarões. Alinhados em meia-lua, todos tomavam a palavra para apresentar as suas ideias. Viram-se nomes originais, sabores diferenciados e um foco em diferentes públicos, mas sempre com o saudável em mente. Atentos, os “tubarões” tomavam as suas notas e colocavam as questões, às quais os nossos participantes respondiam com distinção. Terminadas as apresentações e à saída da sala, a satisfação dos nossos participantes era notória, fazendo notar a sensação de missão cumprida que sentiam naquele momento.

Altura de conhecer as Sete Colinas e das despedidas

Aproveitado o tempo no castelo, seguimos para os Serviços da Presidência do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), em Benfica, onde fomos recebidos para a Sessão de Encerramento. Além da presença do Vice-Presidente do IPL, Manuel Matos, marcaram também presença vários Presidentes e Vice-Presidentes das diferentes Escolas do IPL, membros dos Serviços e o Diretor da FORUM Estudante, Gonçalo Gil.

Altura de conhecer as Sete Colinas e das despedidas    Estava na hora de partir à descoberta da cidade de Lisboa. Rumo ao Castelo de São Jorge e do topo das muralhas do monumento histórico, os nossos participantes ficaram a perceber porque é que Lisboa é apelidada de “Cidade das Sete Colinas”. Um momento no qual se tiraram muitas fotos e onde se partilharam muitos sorrisos, com a vontade de criar memórias a prevalecer depois de uma longa caminhada.  Aproveitado o tempo no castelo, seguimos para os Serviços

Os participantes também tiveram papel ativo nesta Sessão de Encerramento. Durante toda a semana, os 50 participantes esforçaram-se e prepararam um número para apresentar. Os elementos das equipas Branca, Azul, Verde e Vermelho subiram a palco e contaram não só com o apoio dos seus monitores, mas também dos membros do público que ajudaram a dar energia às atuações que resumiram o que foi viver de dentro os 5 dias da Academia Politécnico Lx.

A cerimónia não estaria completa sem a entrega das Sardinhas D’Ouro, que premiaram as figuras mais marcantes desta academia. Concluída a cerimónia era altura do Jantar de Encerramento, por entre discursos, abraços e algumas lágrimas, os participantes fizeram as suas despedidas das pessoas que conheceram numa semana que foi inesquecível para todos os envolvidos.

Texto e imagens de Fórum Estudante