Politécnico Lx #4. Conhecer a rádio e o mundo da saúde

O despertador toca, camisolas vestidas, mochilas às costas e estão todos sintonizados na mesma frequência: a manhã vai ser de visita ao Grupo Renascença. Na Rua da Buraca, a paredes meias entre o Parque Florestal de Monsanto e a Amadora, encontramos as instalações do Grupo Renascença, na Quinta do Bom Pastor. As três rádios do grupo, a Renascença, a RFM e a Mega Hits partilham estúdios e foi possível ver como funciona a dinâmica de uma redação e dos programas.

A Rádio Renascença surgiu em 1937, ideia do Monsenhor Lopes da Cruz e tornou-se a Emissora Católica Portuguesa. Primeiro, passámos pelo auditório, onde nos foi explicada a história da Renascença, de como esta surgiu e ficámos a saber mais sobre a atualidade do grupo e do seu crescimento nos meios digitais.

Seguiu-se uma passagem pela redação da Renascença onde vimos os jornalistas a preparar os noticiários das diferentes rádios e foi possível aos nossos participantes colocar questões à jornalista que nos recebeu. Levados pela curiosidade, colocavam questões sobre vários temas, desde a preparação das notícias ao que era ser jornalista, desde os horários ao gosto pela profissão.

Dada a possibilidade, a visita estendia-se por um maior período de tempo, pois a curiosidade estava ao rubro, mas era altura de seguir para os estúdios. Na Renascença, os participantes puderam falar com um locutor sobre a preparação dos programas, a seleção das músicas, a colocação dos vários separadores e novamente, questões não faltaram por parte dos jovens curiosos.

Politécnico Lx #4. Conhecer a rádio e o mundo da saúde

Na RFM, conhecemos parte da equipa do “Café da Manhã”, Rodrigo Gomes e Daniel Fontoura, que estiveram a contar várias curiosidades sobre a preparação do programa matinal da rádio. Além de falarem da importância deste horário, partilharam também os seus convidados favoritos e ainda proporcionaram aos participantes uma surpresa: ver um noticiário ao vivo.

Para concluir, passámos pela Mega Hits e fomos recebidos pela locutora Inês Nogueira. Numa rádio mais direcionada para o público da nossa academia, as perguntas foram mais descontraídas, sempre com vontade de descobrir aprofundadamente como Inês descobriu a sua vocação para a rádio e como é o seu dia-a-dia.

Terminada a visita ao Grupo Renascença, seguiu-se uma caminhada a pé até ao Palácio Baldaya, onde se encontrou a exposição o “Bairro de Benfica e a Seleção Nacional”, com várias camisolas de jogadores da seleção Nacional, como Cristiano Ronaldo ou Nuno Mendes.

Politécnico Lx #4. Conhecer a rádio e o mundo da saúde

Atenção elevada: hora de conhecer a saúde

Na Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa (ESTeSL), fomos recebidos pela Vice-Presidente da ESTeSL, Marisa Cebola. “Vão fazer uma série de atividades para conhecer a ESTeSL”, começou por dizer a Vice-Presidente. Marisa Cebola concluiu as boas vindas dizendo: “esta escola está aqui para vos receber se decidirem estudar connosco”.

As atividades que estavam preparadas eram focadas na Dietética e Nutrição, Farmácia, Saúde Ambiental, Ortoprotesia e Ortóptica e Ciência da Visão. Em Dietética e Nutrição, os participantes foram incentivados a debater a criação de uma dieta para uma pessoa, tendo em conta especificidades como idade ou patologias das quais pudessem sofrer.

Politécnico Lx #4. Conhecer a rádio e o mundo da saúde

Em Farmácia realizou-se “Unguenta, os primórdios da atividade de curar”, onde foi preparada uma pomada, seguida do respectivo acondicionamento em bisnaga. Em Saúde Ambiental, os participantes entraram em contacto com equipamentos de proteção individual (EPI’s) e outras tecnologias da saúde.

Pudemos conhecer melhor a área de Ortoprotesia, com a atividade “Prótese ou Órtotese, eis a questão”. Dois diferentes moldes, da coluna ao pé, foram mostrados aos participantes, que depois puderam ver como é feita a avaliação de um paciente.

Outra estação era a Ortóptica e as Ciências da Visão, na atividade “Visão para que te Quero”. Aqui os participantes podiam perceber todos os passos que vão desde o diagnóstico, à avaliação, terminando na reabilitação da visão.

Politécnico Lx #4. Conhecer a rádio e o mundo da saúde

Sexta-feira o dia será de atividades realizadas no ISCAL pela manhã, seguida de um passeio para conhecer Lisboa à tarde e a sessão de encerramento para concluir as atividades da Academia Politécnico Lx.

Texto e imagens de Fórum Estudante