Politécnico Lx #3. Um dia dedicado às artes

Continuam as atividades na Academia Politécnico Lx e hoje as atividades foram dedicadas ao mundo das artes. Pela manhã, explorou-se a oferta da Escola Superior de Dança (ESD) e à tarde fomos até à Amadora, à Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC) para saber mais sobre estas artes performativas. O dia concluiu com uma aula de ioga no anfiteatro Keil do Amaral, no Parque Florestal de Monsanto e um piquenique ao pôr do sol.

O dia amanheceu, novamente com o sol a brilhar e depois de tomar o pequeno almoço, caminhámos até às instalações da ESD. Neste local, o grupo de participantes de forma a realizar as atividades ia ser dividido em dois, com um grupo a ficar a conhecer a oferta formativa da Escola e os restantes elementos a realizar a atividade que estava preparada num dos vários estúdios que podemos encontrar pelo recinto.

Numa das salas, além de ficar a conhecer os cursos disponibilizados, desde a Licenciatura em Dança, até aos Mestrados em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais e em Ensino de Dança, os participantes puderam visionar vídeos de alguns dos espetáculos desenvolvidos pelos alunos desta Escola. Num dos estúdios, realizou-se uma aula de dança, preparada para desenvolver a relação dos participantes enquanto grupo. Ao ritmo de diferentes músicas e sob o comando do Professor Ângelo Neto, observámos um momento criativo onde todos mostraram sem inibições que qualquer um consegue dançar.

Concluído este momento, os participantes gozaram de um tempo livre onde prepararam as suas atuações para a sessão de encerramento que se vai realizar esta sexta, no último dia da Academia Politécnico Lx. Que surpresas nos reservam estes momentos? Teremos de esperar para descobrir.

Levanta-se a cortina: ação

O conhecimento do mundo das artes performativas não estava reservado só para a manhã. Finalizado o almoço era altura de entrar dentro do autocarro, a próxima paragem era na Amadora, mais propriamente na ESTC. Chegados à Escola, seguimos para os estúdios, onde se gravam algumas das curtas-metragens produzidas pelos estudantes dos cursos de Licenciatura e Mestrado de Cinema da Escola. Aqui ficámos a saber como durante o ensino deste curso se aliam áreas como o Argumento, a Imagem, a Montagem, a Produção, a Realização e o Som.

Depois de um pequeno passeio livre pelos cenários que estavam em estúdio e até alguma interação com materiais (alguns dos participantes não resistiram em colocar uma peruca na cabeça), fomos para o auditório. Fomos brindados com uma curta que será levada ao Festival Curtas Vila do Conde e os 50 participantes da Academia Politécnico LX foram os primeiros a ver o resultado final. Atenção: não vamos dar spoilers, podem ficar descansados.

Politécnico Lx #3. Um dia dedicado às artes

Saímos então para ir conhecer a biblioteca da ESTC, local onde podem ser encontrados vários argumentos de diferentes peças de teatro e dos mais diversos géneros, entre outros.

Era chegado o momento de levantar a cortina, ouvir as três pancadas de Moliére e tornar-nos parte do mundo do Teatro. Esta área na ESTC encontra-se dividida em diferentes ramos, sendo eles: o de Atores, o de Design de Cena e, por fim, o ramo de produção. Depois de uma breve introdução a este curso no pequeno auditório, onde puderam sentir pela primeira vez a luz dos holofotes, os nossos participantes percorreram as várias salas da Escola, onde os alunos de Teatro ensaiam antes das peças, armazenam o guarda-roupa das suas personagens e as oficinas onde são construídos os diferentes cenários que enfeitam o palco quando é altura de entrar em ação.

De seguida desenvolveu-se uma dinâmica onde os participantes, individualmente ou em grupo, podiam representar ou mostrar um talento em pouco mais de 10 segundos. Um momento que pretendia mostrar que estes podiam ter o à vontade para representar e confiar nos seus futuros colegas de cena. Seguiu-se uma dinâmica de grupo, primeiro, o foco estava num grupo, que tinha de representar uma frase que tinham escrito num papel e depois, os restantes participantes que estavam em segundo plano, tinham de imitar fielmente a cena que tinham acabado de ver.

Politécnico Lx #3. Um dia dedicado às artes

Fechadas as cenas, era altura de seguir para o Parque Florestal de Monsanto onde se realizou uma aula de ioga e os participantes se puderam desligar, por instantes, do mundo exterior, ficando a sós consigo mesmos e com os seus pensamentos. Um momento relaxante que por sinal serviu para abrir o apetite para o piquenique que se seguiu, onde tiveram direito a hambúrguer, batatas fritas, bebida e sobremesa.

Politécnico Lx #3. Um dia dedicado às artes

Terminou assim mais um dia na Academia Politécnico Lx, nesta semana já andámos pelos mundos dá música, da educação, da dança, da comunicação, da engenharia e ainda vamos repetir a experiência da comunicação, com uma visita pela manhã de quinta-feira ao Grupo Renascença. À tarde, está agendada uma visita à Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL).

Texto e imagens de Fórum Estudante