Os membros do órgão de gestão do IPL reencontraram-se, a 8 de novembro de 2021, nos Serviços da Presidência da instituição, naquela que foi a primeira reunião presencial, desde o início da pandemia. Para a presidente do Conselho Geral, Ana Maria Bettencourt, este é um passo importante no trabalho entre conselheiros, favorecendo um melhor conhecimento e intercâmbio entre todos.
Para esta reunião foram convidados, como usualmente, o presidente e vice-presidentes do IPL. A presidência do IPL começou por dar a conhecer aos conselheiros o ponto de situação da candidatura submetida pela instituição ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Com resultados conhecidos a 5 de novembro, a vice-presidente do IPL, Maria João Escudeiro, informou que a instituição obteve 8.5 valores na avaliação da candidatura (escala 1-10), o que corresponde a uma classificação de Bom. O financiamento traduz-se em 6 543 000€ para levar a cabo o projeto Next Level Higher Education for All proposto pelo IPL, que integra dois grandes vetores, o aumento de estudantes adultos no Ensino Superior e o incremento da graduação superior de jovens nas áreas STEAM. O presidente do Politécnico de Lisboa manifestou o seu desagrado pelo facto do financiamento atribuído ser inferior ao expectável. Elmano Margato, destacou a importância dos 92 parceiros que se associaram ao Politécnico de Lisboa, contribuindo para a relevância da candidatura ao PRR, cuja reavaliação vai acontecer em 2023, podendo resultar na obtenção de mais financiamento.
A presidência do IPL fez, ainda, o ponto de situação do novo edifício do ISCAL, referindo que, até final de 2021 será lançado o concurso público para construção do mesmo.
Depois de ressaltar os bons resultados do IPL na ocupação de vagas no concurso nacional do ensino superior 2021/22, a presidente do Conselho Geral deu a palavra ao conselheiro Tiago Diniz, representante dos estudantes, que fez um balanço positivo do início do ano letivo.
Na reunião do órgão de gestão do IPL esteve, também, o provedor do estudante, Trindade Nunes, com o objetivo de dar a conhecer o relatório da provedoria de 2020/2021, que lhe valeu o agradecimento, público, por parte do presidente do IPL, pelo empenho na defesa dos interesses dos estudantes.
No ponto final da ordem de trabalhos, foi abordada a proposta de revisão de estatutos do Politécnico de Lisboa, apresentada pelo grupo de trabalho constituído pelos conselheiros Jorge Veríssimo, Paulo Morais-Alexandre, Vera Amorim, Vanessa Glória e Tiago Diniz, que contou com o apoio jurídico da dirigente Catarina Reis.
A discussão deste último ponto continuará na próxima reunião, que vai decorrer a 29 de novembro próximo.
Texto de CSS/GCI IPL
Imagens de DB/GCI IPL