Passar para o conteúdo principal
vista de uma janela num avião onde vê a asa e o horizonte

Check List

main-content
main-content

Após conhecimento dos resultados, os estudantes selecionados devem candidatar-se diretamente à Universidade de destino. Os prazos em cada escola parceira são variáveis, pelo que a consulta do site da universidade anfitriã é fundamental.

As inscrições feitas online devem ser impressas pelo estudante antes de fazer a submissão devendo uma cópia ser entregue no Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica (GRIMA).

 

Passo seguinte

Os estudantes selecionados para mobilidade Erasmus+ devem contactar o Gabinete de Relações Internacionais para proceder ao preenchimento dos formulários necessários e entregar a documentação:

  • 2 cópias do contrato de estudos (learning agreement) devidamente assinado pelo Coordenador Erasmus da sua Escola
  • formulário de candidatura da instituição de ensino superior de acolhimento
  • 2 fotografias tipo passe
  • 1 fotocópia do bilhete de identidade e NIF ou cartão de cidadão
  • o estudante deve informar-se sobre a instituição de ensino superior de acolhimento e informar-se sobre os prazos e requisitos estabelecidos

 

Viagens e Alojamento

Todos os aspetos da organização e pagamento das viagens e alojamento são da exclusiva responsabilidade do aluno. Contudo, os estudantes em mobilidade devem contactar os Gabinetes de Relações Internacionais das instituições de acolhimento para obter informação sobre o alojamento.

 

Saúde

Antes da partida, os alunos em mobilidade devem solicitar gratuitamente o Cartão Europeu de Seguro de Doença. Este cartão permite assim invocar o direito a cuidados de saúde no Estado-Membro da UE onde frequenta o Programa Erasmus. Nos casos em que a mobilidade decorra num Estado que não seja membro da EU, o estudante deve garantir um seguro de saúde privado.

 

O regresso

Até um mês após o regresso a Portugal, o estudante deve preencher um formulário de relatório final individual que é enviado para o email indicado na ficha de estudante. O incumprimento desta cláusula do contrato pode implicar a devolução da bolsa atribuída.

 

Sistema de créditos ECTS

A mobilidade Erasmus+ implica o pleno reconhecimento académico desde que o plano de estudos na instituição de acolhimento seja concluído com aproveitamento. No final do teu período de mobilidade, a instituição de acolhimento envia o "Transcript of Records" de onde constam os resultados académicos e os créditos ECTS correspondentes.

O ECTS, ou Sistema Europeu de Transferência de Créditos é reconhecido a nível europeu e destina-se a a facilitar o reconhecimento académico internacional.

No âmbito do ECTS, um ano letivo equivale a 60 créditos ECTS, enquanto um semestre equivale a 30 créditos ECTS e um trimestre equivale a 20 créditos ECTS.

Compete à coordenação dos cursos a transposição das notas obtidas em mobilidade para as respetivas unidades orgânicas.