A conferência "De cada língua se constrói o futuro - a voz da sustentabilidade no ensino e aprendizagem das línguas" vai ter lugar no dia 28 de junho de 2024, no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL).
O ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras faz-se num contexto diversificado e múltiplo, havendo a necessidade de se responder aos desafios que são globalmente colocados. Entre os vários desafios, contam-se questões relacionadas com a sustentabilidade.
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada também por Portugal, estipula prioridades para o desenvolvimento sustentável global para 2030 e preconiza a mobilização de esforços globais à volta de um conjunto de objetivos e metas comuns. Neste âmbito, assume-se que o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras pode contribuir para a discussão sobre o tema.
Assim, pretende-se promover a reflexão, bem como a partilha de práticas e experiências sobre o ensino e a aprendizagem de línguas e culturas, destacando a promoção dos vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
É fundamental reequacionar novas vias para o ensino de línguas, aproveitando-se toda a experiência acumulada nos últimos anos, mas integrando também novas perspetivas, metodologias, recursos e tecnologias, tendo em conta os desafios atuais.
O objetivo da conferência é permitir que professores de línguas estrangeiras e investigadores apresentem e discutam as suas práticas e experiências pedagógicas, para além de refletirem sobre a investigação desenvolvida sobre os seguintes temas:
- Objetivos do desenvolvimento sustentável e o ensino de línguas estrangeiras
- Desafios no ensino de línguas estrangeiras na atualidade
- Igualdade, inclusão e diversidade no ensino de línguas estrangeiras
- Motivação dos alunos na aprendizagem de línguas estrangeiras
- Recursos didático-pedagógicos para o ensino de línguas estrangeiras
- Lugar das artes no ensino de línguas estrangeiras
- Formação de professores de línguas estrangeiras
"De cada língua se constrói o futuro - a voz da sustentabilidade no ensino e aprendizagem das línguas" é uma ação promovida pelo Centro de Línguas e Cultura (CLiC) do Politécnico de Lisboa.
Acreditação: Esta conferência é acreditada como Ação de Curta Duração de 6 horas, no âmbito da formação contínua de docentes (em parceria com a Escola Superior de Educação de Lisboa). O certificado (6 horas) implica a presença na totalidade da conferência. O certificado de 3 horas implica a presença em parte da conferência (manhã ou tarde).
- Submissão de resumos
Convidamos todos os interessados a submeter resumos, com as seguintes características, através da plataforma EasyAbs:
- Máximo de 250 palavras;
- Três a cinco palavras-chave e até 5 referências bibliográficas;
- Escrito em português, espanhol, francês ou inglês;
- Não identificação dos autores no ficheiro.
- Datas importantes
- Prazo para submissão dos resumos: 10 de maio de 2024.
- Notificação de aceitação: 31 de maio de 2024.
- Prazo para inscrição com comunicação: 11 de junho de 2024
- Prazo para inscrição sem comunicação: 25 de junho de 2024
- Realização da conferência: 28 de junho de 2024
- Programa
Edifício A - Auditório A
9h30 - Sessão de abertura
Maria João Escudeiro (Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Lisboa)
José Nascimento (Presidente do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa)
Antónia Estrela (Diretora do Centro de Línguas e Cultura do Politécnico de Lisboa)
9h45 - Conferência de abertura
Diversidade e inclusão: olhar para contextos de ensino de português na formação de professores
Sónia Valente Rodrigues, Universidade do Porto
10h45 - Pausa para café (Foyer)
11h00 - Comunicações paralelas
Comunicações paralelasSessão paralela 1 | Sessão paralela 2 |
---|
Moderação: Patrícia Ferreira Edifício A - Auditório A | Moderação: Ana Boléo Foyer |
Uma “educação de qualidade” para os migrantes e o desenvolvimento da pronúncia Adelina Castelo LE@D, DH, Universidade Aberta CLUL - Universidade de Lisboa | Ensinar e aprender com RED María Rubio Ruiz #EstudoEmCasa Apoia (DGE) Direção Geral de Educação
|
O pluricentrismo do português nas aulas de PLH Ariel Gonçalves Borges Margarita Correia Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) | Avaliação em Português língua não materna: Livro de Testes A1-A2-B1 Ana Boléo Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Setúbal – Centro de Línguas e Cultura - Instituto Politécnico de Lisboa |
Português língua de acolhimento: os desafios da flutuação do número de alunos/as Maria Luís Queirós Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto; Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) Isabel Duarte Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP) Pedro Ferreira Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto; Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) | O ensino das línguas na construção do futuro – um convite à ação Liliana Martins Carreiro Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria |
Edifício A - Auditório A
12h00 - Mesa-Redonda:
SustainAbility in the classroom
Maria José Pires
(Centro de Línguas e Cultura do Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Lisboa)
Nádia Barros
(Centro de Línguas e Cultura do Politécnico de Lisboa)
Maren Stiltz
(Centro de Línguas e Cultura do Politécnico de Lisboa)
13h00 - Almoço
14h30 - Comunicações paralelas
Comunicações paralelasSessão paralela 3 | Sessão paralela 4 |
---|
Moderação: Maria José Pires Edifício A - Auditório A | Moderação: Adelina Castelo Foyer |
Formação de PLNM em Timor-Leste: a proximidade como fator de motivação na aprendizagem Rita Dourado Camões I.P. | Escola, espaço de acolhimento da diversidade cultural Ângela Pereira Agoralíngua, Madrid CHAM - NOVA FCSH Isabel Agostinho Diniz Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, Leiria CHAM - NOVA FCSH Vanda Magarreiro Escola Secundária de Caneças, Centro de Línguas e Cultura (CLiC) do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) CHAM - NOVA FCSH |
A potencialidade de Noticing Hypothesis como recurso didático-pedagógico para o ensino do árabe como terceira língua (L3) Abdelilah Suisse Departamento de Línguas e Culturas. Centro Línguas, Literaturas e Culturas, Universidade de Aveiro | A interculturalidade na aula de PLE – práticas pedagógicas de valorização da diversidade em contexto de ensino superior Vanda Magarreiro Escola Secundária de Caneças, Centro de Línguas e Cultura (CLiC) do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) CHAM - NOVA FCSH |
The Sustainable Development Goals - an approach in an EFL class Paula Rama da Silva Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ONLINE) | Materiais digitais: o caso da Ciberescola Ana Sousa Martins CLUNL - FCSH |
15h30 - Pausa
15h45 - Comunicações paralelas
Comunicações paralelasSessão paralela 5 (ONLINE) | Sessão paralela 6 (ONLINE) |
---|
Moderação: Inês Gama Edifício A - Auditório A | Moderação: Vanda Magarreiro Foyer |
Ecocrítica y lectura en el aprendizaje del español como lengua extranjera entre jóvenes universitários Neus Lagunas CHAM - Centro de Humanidades, FCSH-Universidade Nova de Lisboa Beatriz Moriano CETAPS, FCSH-Universidade Nova de Lisboa | Proposta de uso e ensino na sala de aulas das Formas de Tratamento do Português Europeu Alex Sánchez Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM). |
A língua portuguesa no ensino universitário marroquino: especificidades e desafios futuros Habiba Naciri Faculdade de Letras da Universidade Mohammed V de Rabat. | Atitudes linguísticas e seus impactos na avaliação e no ensino de línguas estrangeiras Victor Carreão Universidade Estadual de Campinas |
Una situación de aprendizaje sobre los ODS para estudiantes de Magisterio Juan Carlos Casañ-Núñez Universidad de Valencia | A educação para a cidadania global no contexto do ensino de português como língua estrangeira Luciana Graça Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Viana do Castelo; inED |
| Projetos pedagógicos no ensino de uma língua estrangeira: propostas de trabalho Luciana Graça Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Viana do Castelo; inED |
Edifício A - Auditório A
17h00 - Conferência de encerramento
O currículo nacional e as línguas estrangeiras: as mudanças urgentes na formação de professores e no desenho curricular
Carlos Ceia, NOVA FCSH
- Inscrição
Custo: 10€ (inclui certificado)
Inscrição: portal.ipl.pt/clic-cssnet/page (obrigatória para todos os participantes)
A conferência será realizada presencialmente e através da plataforma Colibri/Zoom.
O link das sessões será enviado a todos os participantes inscritos.
- Comissão Organizadora
- Antónia Estrela (CLiC-IPL, ESELx)
- Patrícia Ferreira (ESELx)
- Fernanda Bonacho (ESCS)
- Ana Cristina Azevedo (ESTC)
- Álvaro Correia (ESTC)
- Margarida Saraiva (CLiC-IPL)
- Maria João Martins (CLiC-IPL)
- Comissão Científica
- Adelina Castelo (Universidade Aberta)
- Ana Boléo (Instituto Politécnico de Setúbal/ ISEC)
- Ana Gonçalves (Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril)
- Ana Madeira (FCSH/ Universidade Nova de Lisboa)
- Antónia Estrela (CLiC, ESELx - Politécnico de Lisboa/ FCSH/ Universidade Nova de Lisboa)
- Fernanda Bonacho (ESCS - Politécnico de Lisboa)
- Isabel Simões (ESCS - Politécnico de Lisboa)
- Jorge Trindade (ESCS - Politécnico de Lisboa)
- José Leon Acosta (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)
- Luciana Graça (Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viana do Castelo)
- Lucília-José Justino (ESCS - Politécnico de Lisboa)
- Luís Gonçalves (Universidade de Princeton)
- Maria João Ferro (ISCAL - Politécnico de Lisboa)
- Maria José Grosso (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)
- Maria José Pires (Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril)
- Patrícia Ferreira (ESELx, Politécnico de Lisboa)
- Contactos
E-mail: conferencia@clic.ipl.pt