Passar para o conteúdo principal

De cada língua se constrói o futuro - a voz da sustentabilidade no ensino e aprendizagem das línguas

De cada língua se constrói o futuro - a voz da sustentabilidade no ensino e aprendizagem das línguas
Image
De cada língua se constrói o futuro - a voz da sustentabilidade no ensino e aprendizagem das línguas

A conferência "De cada língua se constrói o futuro - a voz da sustentabilidade no ensino e aprendizagem das línguas" vai ter lugar no dia 28 de junho de 2024, no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL). 

O ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras faz-se num contexto diversificado e múltiplo, havendo a necessidade de se responder aos desafios que são globalmente colocados. Entre os vários desafios, contam-se questões relacionadas com a sustentabilidade.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada também por Portugal, estipula prioridades para o desenvolvimento sustentável global para 2030 e preconiza a mobilização de esforços globais à volta de um conjunto de objetivos e metas comuns. Neste âmbito, assume-se que o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras pode contribuir para a discussão sobre o tema.

Assim, pretende-se promover a reflexão, bem como a partilha de práticas e experiências sobre o ensino e a aprendizagem de línguas e culturas, destacando a promoção dos vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

É fundamental reequacionar novas vias para o ensino de línguas, aproveitando-se toda a experiência acumulada nos últimos anos, mas integrando também novas perspetivas, metodologias, recursos e tecnologias, tendo em conta os desafios atuais.

O objetivo da conferência é permitir que professores de línguas estrangeiras e investigadores apresentem e discutam as suas práticas e experiências pedagógicas, para além de refletirem sobre a investigação desenvolvida sobre os seguintes temas:

  1. Objetivos do desenvolvimento sustentável e o ensino de línguas estrangeiras
  2. Desafios no ensino de línguas estrangeiras na atualidade
  3. Igualdade, inclusão e diversidade no ensino de línguas estrangeiras
  4. Motivação dos alunos na aprendizagem de línguas estrangeiras
  5. Recursos didático-pedagógicos para o ensino de línguas estrangeiras
  6. Lugar das artes no ensino de línguas estrangeiras
  7. Formação de professores de línguas estrangeiras

 

"De cada língua se constrói o futuro - a voz da sustentabilidade no ensino e aprendizagem das línguas" é uma ação promovida pelo Centro de Línguas e Cultura (CLiC) do Politécnico de Lisboa.

Acreditação: Esta conferência é acreditada como Ação de Curta Duração de 6 horas, no âmbito da formação contínua de docentes (em parceria com a Escola Superior de Educação de Lisboa). O certificado (6 horas) implica a presença na totalidade da conferência.  O certificado de 3 horas implica a presença em parte da conferência (manhã ou tarde).

Submissão de resumos

 

Convidamos todos os interessados a submeter resumos, com as seguintes características, através da plataforma EasyAbs:

  1. Máximo de 250 palavras; 
  2. Três a cinco palavras-chave e até 5 referências bibliográficas;
  3. Escrito em português, espanhol, francês ou inglês;
  4. Não identificação dos autores no ficheiro.
     
Datas importantes

 

  • Prazo para submissão dos resumos: 10 de maio de 2024.
  • Notificação de aceitação: 31 de maio de 2024. 
  • Prazo para inscrição com comunicação: 11 de junho de 2024
  • Prazo para inscrição sem comunicação: 25 de junho de 2024
  • Realização da conferência: 28 de junho de 2024
     
Programa

 

Edifício A - Auditório A


9h30 - Sessão de abertura

Maria João Escudeiro (Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Lisboa) 
José Nascimento (Presidente do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa)
Antónia Estrela (Diretora do Centro de Línguas e Cultura do Politécnico de Lisboa)

9h45 - Conferência de abertura

Diversidade e inclusão: olhar para contextos de ensino de português na formação de professores

Sónia Valente Rodrigues, Universidade do Porto

10h45 - Pausa para café (Foyer)

11h00 - Comunicações paralelas

Sessão paralela 1Sessão paralela 2

Moderação: Patrícia Ferreira

Edifício A - Auditório A

Moderação: Ana Boléo

Foyer

Uma “educação de qualidade” para os migrantes e o desenvolvimento da pronúncia

Adelina Castelo
LE@D, DH, Universidade Aberta
CLUL - Universidade de Lisboa
 

Ensinar e aprender com RED


María Rubio Ruiz 
#EstudoEmCasa Apoia (DGE)
Direção Geral de Educação
 

O pluricentrismo do português nas aulas de PLH

Ariel Gonçalves Borges
Margarita Correia 
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL)

Avaliação em  Português língua não materna: Livro de Testes A1-A2-B1

Ana Boléo
Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Setúbal – Centro de Línguas e Cultura - Instituto Politécnico de Lisboa 
 

Português língua de acolhimento: os desafios da flutuação do número de alunos/as

Maria Luís Queirós
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto; Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE)
Isabel Duarte
Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP) 
Pedro Ferreira
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto; Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) 

O ensino das línguas na construção do futuro – um convite à ação

Liliana Martins Carreiro
Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria
 

Edifício A - Auditório A

12h00 - Mesa-Redonda:  

SustainAbility in the classroom

Maria José Pires
(Centro de Línguas e Cultura do Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Lisboa)
Nádia Barros
(Centro de Línguas e Cultura do Politécnico de Lisboa)
Maren Stiltz
(Centro de Línguas e Cultura do Politécnico de Lisboa)

13h00 - Almoço

14h30 - Comunicações paralelas

Sessão paralela 3Sessão paralela 4

Moderação: Maria José Pires

Edifício A - Auditório A

Moderação: Adelina Castelo

Foyer

Formação de PLNM em Timor-Leste: a proximidade como fator de motivação na aprendizagem

Rita Dourado
Camões I.P.
 

Escola, espaço de acolhimento da diversidade cultural

Ângela Pereira 
Agoralíngua, Madrid CHAM - NOVA FCSH  
Isabel Agostinho Diniz
Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, Leiria CHAM - NOVA FCSH  
Vanda Magarreiro
Escola Secundária de Caneças, Centro de Línguas e Cultura (CLiC) do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) CHAM - NOVA FCSH 

A potencialidade de Noticing Hypothesis como recurso didático-pedagógico para o ensino do árabe como terceira língua (L3)

Abdelilah Suisse
Departamento de Línguas e Culturas. Centro Línguas, Literaturas e Culturas, Universidade de Aveiro

A interculturalidade na aula de PLE – práticas pedagógicas de valorização da diversidade em contexto de ensino superior

Vanda Magarreiro
Escola Secundária de Caneças, Centro de Línguas e Cultura (CLiC) do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) CHAM - NOVA FCSH 
 

The Sustainable Development Goals - an approach in an EFL class

Paula Rama da Silva
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ONLINE)

Materiais digitais: o caso da Ciberescola

Ana Sousa Martins
CLUNL - FCSH
 

15h30 - Pausa


15h45 - Comunicações paralelas

Sessão paralela 5 (ONLINE)Sessão paralela 6 (ONLINE)

Moderação:  Inês Gama

Edifício A - Auditório A
 

Moderação:  Vanda Magarreiro

Foyer
 

Ecocrítica y lectura en el aprendizaje del español como lengua extranjera entre jóvenes universitários

Neus Lagunas
CHAM - Centro de Humanidades, FCSH-Universidade Nova de Lisboa 
Beatriz Moriano
CETAPS, FCSH-Universidade Nova de Lisboa

Proposta de uso e ensino na sala de aulas das Formas de Tratamento do Português Europeu

Alex Sánchez 
Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM).
 

A língua portuguesa no ensino universitário marroquino: especificidades e desafios futuros

Habiba Naciri
Faculdade de Letras da Universidade Mohammed V de Rabat. 

Atitudes linguísticas e seus impactos na avaliação e no ensino de línguas estrangeiras

Victor Carreão
Universidade Estadual de Campinas
 

Una situación de aprendizaje sobre los ODS para estudiantes de Magisterio

Juan Carlos Casañ-Núñez
Universidad de Valencia

A educação para a cidadania global no contexto do ensino de português como língua estrangeira

Luciana Graça
Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Viana do Castelo; inED 
 


 

Projetos pedagógicos no ensino de uma língua estrangeira: propostas de trabalho

Luciana Graça
Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Viana do Castelo; inED 
 

Edifício A - Auditório A

17h00 - Conferência de encerramento

O currículo nacional e as línguas estrangeiras: as mudanças urgentes na formação de professores e no desenho curricular

Carlos Ceia, NOVA FCSH
 

Inscrição


Custo: 10€ (inclui certificado)

Inscrição: portal.ipl.pt/clic-cssnet/page (obrigatória para todos os participantes)

A conferência será realizada presencialmente e através da plataforma Colibri/Zoom.

O link das sessões será enviado a todos os participantes inscritos.

 

Comissão Organizadora

 

  • Antónia Estrela (CLiC-IPL, ESELx)
  • Patrícia Ferreira (ESELx)
  • Fernanda Bonacho (ESCS)
  • Ana Cristina Azevedo (ESTC)
  • Álvaro Correia (ESTC)
  • Margarida Saraiva (CLiC-IPL)
  • Maria João Martins (CLiC-IPL)
Comissão Científica

 

  • Adelina Castelo (Universidade Aberta)
  • Ana Boléo (Instituto Politécnico de Setúbal/ ISEC)
  • Ana Gonçalves (Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril)
  • Ana Madeira (FCSH/ Universidade Nova de Lisboa)
  • Antónia Estrela (CLiC, ESELx - Politécnico de Lisboa/ FCSH/ Universidade Nova de Lisboa)
  • Fernanda Bonacho (ESCS - Politécnico de Lisboa)
  • Isabel Simões (ESCS - Politécnico de Lisboa)
  • Jorge Trindade (ESCS - Politécnico de Lisboa)
  • José Leon Acosta (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)
  • Luciana Graça (Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viana do Castelo)
  • Lucília-José Justino (ESCS - Politécnico de Lisboa)
  • Luís Gonçalves (Universidade de Princeton)
  • Maria João Ferro (ISCAL - Politécnico de Lisboa)
  • Maria José Grosso (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)
  • Maria José Pires (Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril)
  • Patrícia Ferreira (ESELx, Politécnico de Lisboa)

 

Contactos

 

E-mailconferencia@clic.ipl.pt