A implementação de uma política de garantia da qualidade, em conformidade com os padrões estabelecidos internacionalmente, é um dos objetivos institucionais do Instituto Politécnico de Lisboa, está consagrada nos estatutos e outros documentos estratégicos e em conformidade com os padrões estabelecidos internacionalmente.
Esta política de Garantia da Qualidade corresponde a um compromisso com a melhoria contínua do IPL, por parte das suas unidades orgânicas e no envolvimento de todos os que nele e para ele trabalham na definição e cumprimento dos objetivos de Cultura da Qualidade. A Cultura da Qualidade pressupõe a participação ativa de todos os elementos da comunidade académica e dos parceiros estratégicos nos processos de reflexão e análise da realidade e do que perspetivam como futuro do IPL.
No Regulamento da qualidade constam os objetivos gerais da política de Garantia da Qualidade do IPL e o modelo de funcionamento.
Certificação dos serviços
Integrado na sua política de qualidade, os serviços da presidência do IPL (representação nacional e internacional das atividades desenvolvidas, serviços administrativos de apoio à contratação de bens e serviços, gestão de recursos humanos e apoio técnico e logístico às suas unidades orgânicas) são certificados pela norma internacional: NP EN ISO 9001:2015.
O Manual da Qualidade pretende comunicar a Política da Qualidade dos serviços da presidência do IPL, procedimentos e requisitos; descrever e apresentar o Sistema de Gestão da Qualidade para fins externos, e demonstrar a conformidade com a Norma de referência e requisitos de qualidade contratualmente definidos.