Regulamento de Qualidade do Politécnico de Lisboa
No âmbito dos objetivos estratégicos do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) e no sentido de melhorar os serviços e promover a qualidade do ensino ministrado nas suas UO, o IPL criou uma estrutura da qualidade na direta dependência da Presidência do Instituto, com o objetivo de formalizar um sistema de gestão de qualidade interno, que promovesse um processo de autoavaliação dos serviços e das UO. Esta estrutura teve também em conta o surgimento da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), criada no contexto da criação do espaço europeu do Ensino Superior e na concretização do Processo de Bolonha e instituída pelo Estado em 2007, tendo em vista a promoção e a garantia da qualidade do ensino superior.
Com a criação deste Sistema Interno de Garantia de Qualidade, o IPL propôs-se incluir os processos de autoavaliação nos seus procedimentos normais de gestão, promovendo a participação de todo o universo educativo: docentes, estudantes e funcionários não docentes.
Na sequência deste trabalho foi elaborado e aprovado, em 2011, o Regulamento da Qualidade do IPL como documento orientador e ferramenta essencial, não só na gestão da qualidade de todo o IPL, como também no apoio à realização dos relatórios de autoavaliação dos cursos a serem avaliados pela A3ES.
Neste sentido, também as Unidades Orgânicas do IPL criaram e aprovaram os respetivos Regulamentos da Qualidade, de acordo com as especificidades de cada uma.
Regulamentos da Qualidade das Unidades Orgânicas do IPL
- Escola Superior de Comunicação Social
- Escola Superior de Dança
- Escola Superior de Educação de Lisboa
- Escola Superior de Música de Lisboa
- Escola Superior de Teatro e Cinema
- Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
- Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa
- Instituto Superior de Engenharia de Lisboa