Antes do aparecimento do sistema de avaliação do ensino superior, o IPL manifestava já preocupação com a qualidade do ensino prestado. Neste sentido, desde a década de 80 que algumas UO do Instituto já realizavam avaliações periódicas do ensino, auscultando a opinião de estudantes e docentes, promovendo a discussão, divulgação e publicitação dos resultados, com o objetivo de melhorar continuamente a qualidade da oferta formativa.
A partir de 2008/2009, com o novo contexto legal em vigor, o IPL procedeu à coordenação das diversas estruturas relacionadas com a gestão da qualidade existentes, tendo sido criada a estrutura da qualidade e aprovado o Regulamento da Qualidade do IPL, que começou a ser aplicado nas várias UO a partir do ano letivo 2011/2012.
O Regulamento da Qualidade do IPL foi revisto em novembro de 2012, tendo sido aplicado em todas as UO, no ano letivo 2012/13. No final deste ciclo avaliativo completo, o IPL, no seu todo, e cada UO elaboraram os respetivos relatórios de autoavaliação relativos ao sistema interno de garantia da qualidade.