Compreender e refletir sobre o modo como nos relacionamos com o planeta está na base da mais recente publicação da Coleção Estudos e Reflexões do Politécnico de Lisboa. Da autoria de António Almeida, docente da Escola Superior de Educação de Lisboa, o livro “A Geoética e o desenvolvimento de uma atitude responsável perante o Planeta”, foi oficialmente dado a conhecer a 5 de novembro, nos Serviços da Presidência do IPL.
Numa cerimónia transmitida em direto pelo Zoom e pelas redes sociais, o presidente do Politécnico de Lisboa, Elmano Margato, voltou a reforçar a importância dos trabalhos publicados no âmbito editorial da instituição. “Trabalhamos todos para a construção de um país”, referiu, na ocasião o líder do IPL. Ideia corroborada por José Cavaleiro Rodrigues, pró-presidente do IPL que coordena as publicações institucionais.
Coube a Elisabete Linhares, docente do Instituto Politécnico de Santarém, a apresentação da obra que considera ser um contributo para a formação inicial de professores e investigadores. A docente diz tratar-se de uma mais-valia para todos os leitores pela relevância para o meio académico, profissional e também social.
“O autor conduz o leitor para uma reflexão acerca do modo como o ser humano, em geral, se tem relacionado com a geosfera, incidindo em particular na atividade profissional e académica dos geólogos”, refere Elisabete Linhares. “É um olhar e uma análise marcados por valores que assentam numa compreensão profunda da interdependência que existe entre o mundo inanimado e o mundo vivo”, remata a também investigadora.
Para além de apresentar um estudo empírico realizado com estudantes de mestrado ligados às geociências, através do qual se procura entender as perceções do grupo em relação ao papel do geólogo na sociedade atual, para Elisabete, o livro fala da necessidade de introduzir a reflexão ética, não só para os futuros cientistas, mas também para os futuros professores. “Numa sociedade que se quer democrática e num planeta onde todos temos uma palavra a dizer e algo a fazer por ele”, ressalta.
Para Elisabete Linhares a ideia de que papel podemos esperar da Geologia na construção de uma sociedade mais rica e sustentável. Só uma abordagem holística e integradora de sabedores pode contribuir para ter um planeta sustentável.
António Almeida, autor do livro é docente na Escola Superior de Educação de Lisboa. Doutor e Mestre em Educação, a sua formação de base é em Geologia, facto que o levou a este trabalho, no campo da Geoética, na sua opinião não muito conhecido.
Na perspetiva do autor, o livro reflete um trabalho que dá visibilidade à necessidade de preservação e de um outro olhar para com o mundo inanimado e à necessidade da sua preservação.
“A reflexão sobre o modo como agimos sobre a parte inanimada do planeta é fundamental. Que obrigações temos para com as novas gerações e que legitimidade têm as nossas ações quando afetam a sobrevivência das outras espécies”, são algumas das questões abordadas na obra. Para António Almeida, “compreender o impacto das nossas ações nos outros seres vivos é algo que nos parece fácil, mas ter um outro olhar para com a parte inanimada do planeta pode revelar-se mais difícil”.
Texto de CSS/GCI IPL
Imagens de DS/GCI IPL
Flickr photos from the “A Geoética e o desenvolvimento de uma atitude responsável perante o Planeta” album.
Ver no flickr