A tomada de posse dos membros cooptados e a eleição do Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Lisboa para o período de 2024 a 2027, decorreu no Palacete dos Serviços da Presidência, no passado dia 9 de abril.
Este ato solene foi público e estiveram presentes funcionários docentes e não docentes do IPL.
A composição do Conselho Geral do IPL ficou completa com a tomada de posse dos 10 representantes externos eleitos na primeira reunião do órgão de governo do IPL.
- Bruno Mota - licenciado pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), fundador da Bold International, empresa de consultoria tecnológica.
- Cristina Amaro - licenciada pela Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), autora e rosto do programa televisivo Imagens de Marca;
- David Justino - antigo Ministro da Educação e presidente do Conselho Nacional de Educação;
- Francisco Santos - vice - presidente da FCT, Fundação para a Ciência e Tecnologia;
- Luísa Cerdeira - antiga administradora da Universidade de Lisboa e presidente da FORGES- Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa até 2018;
- Luís Osório - jornalista, dirigiu jornais e estação de rádio;
- Natanael Vinha - chefe de gabinete da secretária de Estado da Administração Pública;
- Paula Franco - Bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados;
- Susana Graça - vogal executiva do conselho de administração da EGEAC;
- Teresa Martins - coordenadora de projetos na área da educação na Fundação Aga Khan;
Elmano Margato, Presidente do Politécnico de Lisboa, congratulou os novos membros do Conselho Geral, agradecendo-lhes pelo serviço e tempo dedicado à Academia. Reforçou, ainda, o seu desejo de que este órgão de governo seja orientado por um sistema democrático mais inclusivo, que preze os interesses do Politécnico de Lisboa.
A sessão de tomada de posse dos membros cooptados foi seguida da eleição do novo Presidente do Conselho Geral. David Justino foi eleito com 31 votos a favor e 1 voto nulo.
Ana Bettencourt, Presidente cessante do Conselho Geral do IPL, felicitou os cooptados empossados e o presidente eleito, sublinhando a importância de promover diferentes níveis de participação junto dos membros externos e do corpo estudantil.
David Justino, recém eleito Presidente do Conselho Geral, expressou o seu profundo agradecimento a todos os presentes, afirmando a sua intenção de criar um ambiente de compromisso, que valorize a pluralidade de convicções dos membros da comunidade académica. Reconheceu, ainda, os diversos desafios que podem ser colocados à instituição, evidenciando que a sua grande preocupação é construir soluções.
Sobre David Justino
É Licenciado em Economia, pós-graduado em História Económica e Doutorado em Sociologia. Iniciou a sua carreira como assistente do Instituto Superior de Economia e Gestão e jubilou-se em janeiro de 2023 como Professor Catedrático do Departamento de Sociologia, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Foi investigador do CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa e integra atualmente a Comissão Instaladora do EDUNOVA.ISPA, Centro de Investigação Interdisciplinar em Educação.
Foi professor convidado na Universidade de Évora, consultor da Bolsa de Valores de Lisboa, da Fundação Luso-Americana e do Taguspark.
Desempenhou os cargos de vereador da Habitação Social na Câmara Municipal de Oeiras (1994-2001) e de deputado à Assembleia da República (1999-2002).
Foi Ministro da Educação do XV Governo Constitucional (2002-2004), consultor do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva para os Assuntos Sociais (2006-2016) e Presidente do Conselho Nacional de Educação (2013-2017).
Foi ainda Vice-Presidente da Comissão Política Nacional do Partido Social Democrata (2018-2022).
A sua dissertação de doutoramento, intitulada Formação do Espaço Económico Nacional. Portugal 1810-1914 recebeu o Prémio Calouste Gulbenkian de Ciência e Tecnologia, em 1987. Em 2014 foi condecorado com a medalha de ouro do Instituto Politécnico de Lisboa. Em 2016 foi agraciado com o grau de Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e em 2023 com o grau de Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública.
Texto BG e MC / GCI
Imagens de DS / GCI